sábado, 3 de julho de 2010

Os nossos lutos! O Louro faleceu há dois anos!

O Batalhão de Cavalaria 8423 conheceu na carne e na alma a dor da guerrilha de mato e a urbana, mas sem,  felizmente, ter qualquer morto em combate. O Livro da Unidade regista dois falecimentos: a do soldado Joaquim M. D. Henriques, da 1ª. CCAV, a de Zalala, em Setembro de 1974 (por doença); e a de Jorge C. Grácio, da 3ª. CCAV. (a de Santa Isabel, mas já em Carmona), de acidente de viação - em Julho de 1975, faz agora 35 anos. Ainda da 3ª. CCAV., há um outro registo, a de Bernardo Oliveira, de um grupo de mesclagem (angolana), vítima de acidente de viação - em Julho de 1974. 
Outros partiram, depois do nosso regresso ao chão e ao afecto das nossas origens. Faz hoje dois anos, faleceu  José Adriano Nunes Louro (foto), que foi 1º. cabo do Pelotão de Sapadores, da CCS do BCAV. 8423 - do comando do alferes Ribeiro.
O Louro era natural de Casal do Pinheiro, em Tomar, e por lá fez vida, constituiu família e foi feliz, sofrendo em 2003 o desgosto e a dor da morte da mulher, que não resistiu a doença terminal. Continuou a vida, até que, em Maio/Junho de 2008, lhe foi diagnosticado um cancro no cólon e no recto, em fase avançada, e não quis que ninguém passasse por ele o sofrimento que teve por sua mulher. Pôs termo à vida faz hoje dois anos, a 3 de Julho de 2008.
«Era com muita saudade e nostalgia que ele falava do tempo que passara em Angola», contou-nos o filho Sérgio, há um ano - quando se preparava o Encontro dos Cavaleiros do Norte, em Águeda.
Aqui deixamos, hoje, a nossa continência de homenagem e saudade. E o nosso abraço solidário à família.

1 comentário:

Deus disse...

A 3ªCCav, teve 2 mortos:
- Jorge Custódio Grácio, conhecido por Spínola, de Vieira de Leiria, faleceu em 02.07.1975, na sequência de acidente de viação em viatura civil;
- Manuel José Montez Barreiros, de Alcanede, Santarém, Faleceu em 20.08.1975, devido a doença desconhecida.