sexta-feira, 2 de julho de 2010

As Forças Militares Mistas do final de Junho de 1975

Forças Militares Mistas, em Carmona, no BC12 - integrando
elementos da FNLA e da UNITA


Os últimos dias de Junho de 1975, em Carmona, foram de formalização da 1ª. Companhia das Forças Militares Mistas (CFMM), integrada por elementos da FNLA e da UNITA. O MPLA, na sequência dos incidentes do primeios dias do mês, "desaparecera» do Uíge.
Criaram-se também os Estados Maiores Unificados, quer do Comando Territoral de Carmona (CTC), quer do próprio Batalhão de Cavalaria. «Espera-se encontrar em tais elementos uma colaboração que permita levar a bom termo o processo em curso», lê-se no Livro da Unidade.
O processo era o de descolonização. Mas as coisas não foram bem assim. «O mês decorreu, no seu restante, sob forte tensão emocional, quer pelos algus atritos que voltaram a dar-se, quer também porque se estão vivendo momentos de carências logísticas, os quais são reflexo do latente conflito que continua e que dá azo a um desabar de esperanças em que se possa ver em bom e belo panorama o dia de amanhã», cito o Livro da Unidade.
A liberdade nos itnerários foi de novo posta em causa, obrigando à realização de repetidas escoltas. Que nos caíam em cima - dos militares operacionais. A guarnição da cidade fora enriquecida com a chegada da 1ª. Companhia - a de Zalala, que rodara para Vista Alegre e passara pelo Songo... -, agora instalada na extinta ZMN, desde 12 de Junho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um pequeno reparo:
A 1ª CCAV estava no Songo quando ocorreram "macas" de Carmona, já relatadas no Blog" e foi desta vila que rodou para a ex-ZMN de Carmona.
Antes, talvez uns 3 a 4 meses, estava em Vista Alegre e, até Novembro ou Dezembro de 1974, guarnecia ZALALA

Anónimo disse...

A 1ªCcav, a de Zalala, rodou para a ex-ZMN de Carmona, a partir do Songo, onde se encontrava há uns 3 ou 4 meses. Antes (desde Dezº 1974) tinha guarnecido Vista Alegre e Ponte do Dange.