quinta-feira, 22 de julho de 2010

Galões e divisas para os graduados das Forças Integradas


Viegas, Mosteias e Neto, na messe de sargentos de Carmona.
Mandei esta foto para minha mãe, faz hoje 35 anos


Acabei de reler um aerograma de minha mãe, recebido por volta do 22 de Julho de 1975, tem data de 19: «Dizem por aqui que vocês se vem embora, quando é que tu vens?». Recordo-me bem de o ter lido, no bar de sargentos do BC12, enquanto o Machado fazia o negócio da compra da aparelhagem de som. A minha mãe por cá, cheia de fé e a rezar pelos meus dias, e eu por lá, sem saber do que seria ao menos o dia seguinte.
Respondi-lhe logo, que o SPM estava para sair no avião das 5 horas da tarde: «Não sabemos, mas fique tranquila que por aqui está tudo bem. A pancada que ouve dizer que há em Luanda, não é connosco, nós estamos a 300 e tal quilómetros». Mas não a iludi, como ela mesmo depois me contou. Agora, ao reler o que citei, senti uma enorme nostalgia. Nesse dia, mandei-lhe a foto de se vê nesta postagem, com uma legenda: Como vê,  sue filho está todo nove horas. O da direita, de pêra, é o Francisco Neto, o de Águeda"
A vida por Carmona continuava, entretanto, com todas as escaramuças que por lá se viviam, muitas delas agora já esquecidas. A 17 de Julho, tinha decorrido a cerimónia de entrega de galões e divisas aos graduados da Companhia de Forças Integradas - exortados a assumirem «os seus deveres militares e as responsabilidades de chefia». Um deles, cujo nome naturalmente não recordo, veio mostrar a divisa de furriel, a brilhar - como lhe brilhavam os olhos de alegria. A guerra, porém, com todos os seus constrangimentos, lavrava por Angola fora e eles não iriam ter tarefa fácil. Como não tiveram.
«Quer beber uma cerveja?...», perguntei-lhe eu? Que sim. E fomos ao bar dos sargentos do BC12. Era um bar simples, de salão enorme e muitas mesas, de balcão grande e corrido - onde o Lages servia com a sua habitual lentidão. E lá foi uma, lá foram duas, três cervejas..., cada um.
«Eu não bebes mais!...», disse o novo furriel, no sotaque africano que pluraliza as vogais e dá graça ao seu falar. 
Bebe, pois!!!! «Ao futuro d´Angola!!!...», disse-lhe eu, já com o Lages a abrir duas cucas, bem geladinhas. Ele bebeu.
Na parada, cochichou-me ao ouvido, com a palma da mão espalmada: «Eu não sabes, esfurrié... mas vais haver muitos maca!!!...».
Infelizmente, a profecia saiu certa.

1 comentário:

Santos disse...

Abraço para o Viegas e as minhas felicitações pelo extraordinário trabalho que está realizar sobre os nossos tempos de Angola e pela fidelidade que mostra na narração dos factos.