terça-feira, 6 de julho de 2010

O capitão José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. Companhia

José Paulo Oliveira Fernandes, capitão miliciano de infantaria, foi o comandante da 3ª. CCAV.  do BCAV. 8423, que jornadeou por Santa Isabel, foi contemporânea da CCS no Quitexe e, finalmente, assentou em Carmona - antes da Luanda que nos foi véspera do regresso a Portugal.
Retenho dele a imagem de homem sereno, discreto, garboso no cumprimento da difícil missão que lhe foi incumbida nos delicados tempos de 1974/75. Sem necessitar de imposições para assumir o estatuto de comando que lhe dava a sua patente militar. «Garantiu, com o seu procedimento, o verdadeiro cumprimento da missão que lhe foi determinada. Chamado a ocupar, ou actuar, em diversas áreas, no cumprimento do processo de descolonização, conseguiu sempre orientar a sua subunidade, de modo a garantir o cabal cumprimento das missões que lhe eram solicitadas», cito do Livro da Unidade (LU).
Não privei com ele de perto, apenas no curto espaço de formação do batalhão, em Santa Margarida; depois, de Dezembro de 1974 a Fevereiro de 1975, no Quitexe. Socorro-me, por isso, do LU para sublinhar a actuação da 3ª. CCAV.,«aquando de graves acontecimentos de confronto armado entre os movimentos de libertação na área do Quitexe».
Conclui o Livro da Unidade: «Dotado de boas qualidades cívicas e militares, soube adaptar-se e adaptar a sua companhia em todas as situações em que serviu, sendo assim o seu comando merecedor de público louvor».
Aqui fica o registo.
 

1 comentário:

Deus disse...

O Cap. Fernandes, foi um excelente condutor de homens, foi um excelente diplomata, na tentativa de encontrat pontos de convergência entre os vários movimentos de libertação (Unita, FNLA e MPLA).
Actualmente, o Paulo Fernandes, se em alguma coisa mudou, foi para melhor.
Poderiamos (3 CCav) ter os nossos almoços-convívios anuais sem o Paulo Fernandes? Claro que sim, mas não era a mesma coisa!
Viegas, desculpa mais uma vez, mas o cap. Fernandes não esteve no Songo.
Para o Songo, foi a 1ª CCav!