Santa Margarida, Regimento de Cavalaria nº. 4, manhã de 27 de Maio de 1974. Há horas que, uns em grande algazarra, outros mais comedidos, chegam os cavaleiros da CCS do 8423, da malas aviadas, prontos para seguir para Lisboa e, daqui, para Luanda, num voo dos TAM.
A meio da manhã, chega a informação que a viagem fôra adiada para quarta-feira seguinte, dia 29! Há reacções diferentes. Perto de mim, o Francisco Neto decide desde logo voltar a casa, em Águeda, e «desafiou-me» para tomarmos o comboio. O Benício, empregado da empresa do pai, nos traria na quarta-feira. Decidi não voltar a casa, veio ele - certamente já saudoso do colo da família e dos braços da Eunice.
O meu resto de dia, com o Pires de Bragança, o Rocha, o Farinhas e outros, foi passado pelo quartel e S. Miguel de Rio Torto - onde fomos ao restaurante por onde passáramos durante o IAO.
À noite, fomos jantar a Abrantes. De volta, já no quarto do RC4, no bloco onde estiveram detidos alguns oficiais do 16 de Março (Revolta das Caldas), li e escrevi anotações do dia, num bloco A4 de cartas. E dormi tranquilamente! Angola ficava para 29 de Maio!
-TAM. Transportes Aéreos Militares.
- IAO. Instrução de Aperferçoamento Operacional. Ou Instrução Altamente Operacional, como preferíamos dizer.
Sem comentários:
Enviar um comentário