quinta-feira, 6 de maio de 2010

O 25 de Abril em S. Miguel de Rio Torto num casamento...

S. Miguel de Rio Torto, no mapa. À esquerda, vê-se Santa Margarida,
onde se situava o Campo Militar

A 5 de Maio de 1974, um domingo, o PELREC galgou da Mata do Soares para os lados de S. Miguel de Rio Torto, onde algures iria «emboscar» um grupo de combate de uma das companhas operacionais. Vivíamos o IAO, a «coisa» era a sério.
A madrugada nasceu fria e tivemos de pôr os ponche, para nos protegermos do orvalho que de se dependurava do céu. O aspirante Garcia guiou-nos, de azimute na mão, pelos matos altos das Arreciadas, espreitando o sítio do Fortim do Caneiro (antigo reduto militar), por S. Macário, Vale da Cortiça e, como de antemão sabíamos a progressão do IN, lá os emboscámos e até fizemos alguns «prisioneiros» - depois «devolvidos». Antes, num golpe de mão agilizado pelas técnicas aprendidas no CIOE, em Lamego, roubáramos provisões a um outro grupo, que dormitava e não nos sentiu chegar.
Alvoreceu e lá se foi o pequeno almoço de ração de combate. Era domingo e ouvimos o tocar de trindades de algum lugar próximo - o que emocionou e constrangiu alguns de nós, seguramente a lembrar-nos do toque de sinos dos campanários das suas aldeias. A ordem foi montar o bivaque e descansar. Ouvimos, já manhã adentro, o toque de chamar para a missa e, já não lembro porquê, a ordem de progressão foi em direcção à aldeia: S. Miguel de Rio Torto. Que estava bem mais longe que supúnhamos. Bem demorámos a chegar, já ia para lá do meio dia, «acampando» na raia. Por ali refeiçoámos a ração de combate.
Eu e um grupo fomos mandados em patrulha e achámo-nos num casamento, em S. Miguel, no qual, efusivamente vitoriados pelos convivas, comemos e bebemos, em ambiente de farta animação - que deu em baile, tocado a acordeão. Festejava-se o casamento e o 25 de Abril e nós, ali chegados por acaso, fomos heróis endeusados pelos populares do casório. O meio da tarde deu para chamar o resto do PELREC, que se banqueteou e passeou até à noite. Eram os dias deslumbrados do imediato pós-25 de Abril!
- IAO. Instrução de Aperfeiçoamento Operacional.
- PONCHO. Capa de protecção ao frio e chuva, usada por militares.
- CIOE. Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego.

Sem comentários: