terça-feira, 4 de maio de 2010

O IAO de Santa Margarida e as dores de cabeça curadas com uma massagem

Viegas e Ferreira, no RC4, em Santa Margarida, semanas antes da partida para Angola.
Francisco Miranda, em baixo, soldado que foi do PELREC e não foi para a «guerra»


Ontem, dia 3 de Maio de 2010, fizeram-se 36 anos do início do IAO, em Santa Margarida - na mata do Soares. Era sexta-feira e todos nós sabíamos da importância deste período de instrução - que se desenvolvia já com as quatro companhias em completa autonomia.
O objectivo era colocar os homens em situações de todo semelhantes às que iríamos encontrar em Angola, ainda que tenuemente próximas, logo pelas diferenças climáticas. E a circunstância mais evidente: não termos inimig real. Era o PELREC que, pela Mata do Soares, fazia de IN, emboscando, armadilhando, atacando os grupos de combate das três companhias operacionais do BCAV. 8423.
Por estes dias, soubemos que a partida para Angola seria a 27 de Maio, uma segunda-feira. Sabíamos há zsemanas que era em finais do mês, faltava saber o dia. Soubemos também que Francisco Miranda, soldado do PELREC já não ia connosco. Era ciclista profissional e tinha «comprado» a tropa.
Os dias e noites de 3 a 10 de Maio foram vividas com entusiasmo, dedicação e partilha. Por mim aconteceu-me uma coisa curiosa: ao terceiro ou quarto dia, senti fortes dores de cabeça, agudas, impertinentíssimas, violentas..., e fui enviado à enfermaria militar do RC4 - onde estranhamente o médico, um senhor já de idade bem avançada, mandou o enfermeiro fazer-me massagens às pernas.
«Massagens?!...», perguntei-lhe eu.
Que o «o dr. mandou...» e estava mandado. Era o que ele ia fazer, «ponha lá as calças para baixo...», mandou-me ele, esticando-me eu na maca.
A verdade, vejam lá... e ainda hoje estou saber porquê, é que, de volta ao acampamento para lá de Malpique e fronteirando com S. Miguel de Rio Torto, pouco depois estava sem dores de cabeça. Há 36 anos! E nunca mais tal dor de cabeça me deu!
- RC4. Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, unidade mobilizadora do BCAV. 8423.
- IAO. Instrução de Aperfeiçoamento Operacional. Dizísmos nós, Instruçao Altamente Operacional.
- IN. Inimigo, assim era identificado.
-MIRANDA. Francisco Miranda, ciclista profissional. Fôra campeão nacional de rampa, pelo Sporting e pelo Bombarralense. Viria a ganhar a Volta a Portugal de 1980. Ver AQUI.

Sem comentários: