segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lá foram os bravos, os do Quitexe!!!

Alferes A. Cruz e J. Ribeiro, A.  Buraquinho e António Capela

António Capela foi contemporâneo do BCAV. 8423 no Quitexe - onde sacerdotou na Missão Católica e foi mestre e companheiro de algumas cumplicidades. E é um dos Cavaleiros do Norte.
Esteve em Ferreira do Zézere, no Encontro de 29 de Maio de 2010, e botou palavra, no púlpito que se fez sítio da palavra de todos. «Sou um de vós, embora não fosse militar!!!...».
Há meses, no encontro de Águeda, já se emocionara na narrativa histórica da sua relação com a CCS do BCAV. 8423. Agora, sem esquecer «o que o batalhão foi para aquela gente...», testemunhou o (algo inesperado...) afecto da gente do Quitexe pelos Cavaleiros do Norte, na hora da nossa partida, a 2 de Março de 1975.
«Lá vão os bravos!!...», disseram-lhe quitexenses que foram nossos contemporâneos de Junho de 1974 a Março de 1975, virtualmente constrangidos, lamentosos... - como que se queixando da nossa ausência do seu futuro.
António Capela deu-nos esta notícia da reacção das gentes do Quitexe, ao nosso adeus à vila, orando de voz embargada e olhado com a expectativa de quem (os Cavaleiros do Norte) se sentiu surpreendido. «Afinal, aquela gente gostava de nós...».
Mais tarde, já em Carmona e na madrugada de 4 de Agosto de 1975, António Capela testemunhou o nosso adeus à cidade e ao Uíge, prantado que estava na Missão Católica: «Recordo-me muito bem! Vi-vos sair à rotunda do Negage e as lágrimas caíram-me pelos olhos abaixo».
Foram dias muito difíceis, os passados nos últimos meses do Uíge - dias dramáticos, perigosos, regados de sangue e polvilhados do cheiro da pólvora e da morte... -  e muita gente chorou depois da nossa saída.
O testemunho de António Capela, agora relatando o afecto das gentes do Quitexe, foi como um pingo de mel no festivo e sentido Encontro de Ferreira do Zêzere. É um dos nossos maiores!

Sem comentários: