quinta-feira, 13 de maio de 2010

As guarnições de Aldeia Viçosa e Vista Alegre

Vista Alegre, estrada de Luanda para Carmona (em cima) e capitão JD Themudo


Vista Alegre e Aldeia Viçosa passaram, em dias de Maio de 1975, a estar guarnecidas por militares do ELNA e das FAPLA, no cumprimento de um decisão da Comissão Nacional de Defesa. A 1ª. Companhia passara para o Songo e Cachalonde.

O princípio, se me lembro bem, era básico: gradualmente as forças dos movimentos de libertação, iriam ocupando as posições urbanas do exército português. Formava-se o exército nacional angolano.

Um dia deste mês, não recordo qual, lá fomos nós em coluna de asfalto, para uma visita de rotina do comando militar português - com «a especial intenção de verificar o cumprimento das missões determinadas» às forças lá instaladas. Visita rápida, que mal deu para olhar o Quitexe (na passagem). Mas deu para observar o desregramento comportamental das forças que por lá faziam a guarnição. Das diferenças que medravam entre eles e não escondiam, fazendo-se pasto incendiário dos tempos próximos. A paz - se era paz... - era claramente fictícia e não demoraram incidentes, alimentados em ódios tribais e com o sangue a molhar o chão de Angola, a enlutar famílias, a fermentar a guerra que viria a durar mais de 20 anos. Não o adivinharíamos, na altura!

Vagamente, lembro-de de o capitão Themudo - o nosso 2º. comandante - comentar na subida para o jeep: «Não sei o que vai acontecer, isto vai dar-nos água pela barba...». Foi proféctico.

- ELNA. Exército de Libertação Nacional de Angola, braço armado da FNLA.

- FAPLA. Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, do MPLA.

- THEMUDO. José Diogo da Mota e Silva Themudo, capitão de Cavalaria e 2º. comandante do BCAV. 8423. Actualmente, reside em Lisboa e é coronel reformado.

Sem comentários: