segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comício de Daniel Chipenda em Carmona

Daniel Chipenda, em baixo, fez um comício no estádio do Recreativo
do Uíge (foto de 2004), em Carmona, em Maio de 1975


Um dia de Maio de 1975, Daniel Chipenda fez um comício no estádio do Recreativo do Uíge. Prepararam-se grandes medidas de segurança. Os problemas internos do MPLA tinham levado este dirigente a desafiar, sem sucesso, a liderança de Agostinho - criando a Revolta do Leste - disso resultando a sua adesão à FNLA, acompanhado pelas suas forças.
Poupando os pormenores da sua dissidência - que, aliás, desconheço... -, foi montada uma grande operação de segurança, só com militares do BCAV. 8423 e envolvendo largas dezenas (ou centenas) de operacionais. A situação, como se calcula, suscitou grande expectativa e ansiedade entre nós. E alguns medos.
Um comício?! De um ex-MPLA aliado da FNLA?!
A verdade é que, talvez porque a rotina já nos exagerava a confiança, partimos para a operação muito tranquilos e, felizmente, não se registaran quaisquer incidentes especiais, para além de algumas pequenas escaramuças e alguma vozearia que teimava em insultar a tropa.
O destino, alguns anos depois, já no princípio da década de 80, juntou-me com Daniel Chipenda, em Águeda, numa noite de leitão à Bairrada. Falámos disso, recordando-lhe eu o incentivo que dera aos trabalhadores para não deixarem perder as colheitas. Iam os cafezais sem manutenção havia meses e perigava a apanha, pois eram eles «ameaçados» para a não fazerem. Chipenda, ele mesmo, foi a uma fazenda e ripou café.
Não se lembrava ele de mim, é óbvio, mas tinha presente a situação - interrogando-me se por acaso eu integrara a escolta que o protegera na ripagem do café. Não, não fôra.
«Tinha de dar o exemplo...», disse ele, refeiçoando leitão à Bairrada. E também que tinha «a certeza» que a tropa portuguesa de Carmona «foi imparcial e isenta». São palavras que cito de cor, seguro do conteúdo.
- CHIPENDA. Daniel Chipenda, antigo jogador de futebol do Benfica e da Académica. Dirigente e comandante militar do MPLA, criador da Facção Chipenda. Foi secretário-geral da FNLA e voltou ao MPLA. Foi embaixador de Angola no Egipto. Faleceu em Fevereiro de 1996.
- MAIO. Não estou certo que este acontecimento tenha sido em Maio, mas foi, seguramente, na altura da colheita do café.

1 comentário:

Daniel Chipenda disse...

Tenho orgulho em ser neto de Daniel Chipenda e de ter o mesmo nome que ele, penso em seguir os seus passos no futuro! obrigado por postar esta história!