sábado, 29 de maio de 2010

O Encontro dos Cavaleiros do Norte em Ferreira do Zêzere


Ribeiro, Luz, Aurélio e Sra. Luz a assoprar o bolo do Encontro
Albino Ferreira, C. Viegas, F. Neto, F. António e A. Florêncio

As fotos que mostramos são simbólicas, embora de má qualidade. Defeito meu, que me apetrechei mal para a missão. Aí estão, na de cima, o alferes Ribeiro, o capitão Luz  (com a esposa) e o Aurélio (barbeiro), de careca desfocada, a assoprar as velas do Encontro de Cavaleiros do Norte.
A malta «cavalgou» estradas fora, de norte e sul para o centro, em Ferreira do Zêzere, e aí se encontrou a perder-se de horas, desfiando saudades e momentos dos mais empolgantes da nossa comissão angolana. E quantas emoções embargaram vozes?!!! Foram recordados os companheiros que já enlutararam a família quitexana. Falou-se de mensagens que chegaram pelo telefone (Almeida, Madaleno, Lopes, Cabrita, Pires...) e lidas outras de quem não pôde estar - do 2º.Comandante José Diogo Themudo, da filha do saudoso alferes Garcia, de um cidadão angolano que foi refugiado no BC12. «Vocês salvaram muitas vidas», disse ele. Delas falaremos em dias próximos.
Por mim, e por hoje, deixem-me mostrar (foto de baixo) os rostos de três bravos «pelrec´s» que eu já não via desde 8 de Setembro de 1975: o Albino Anjos Ferreira (de fato), o António e o Florêncio - os dois da esquerda. Foram homens de nunca virar a cara, de nunca camuflarem medos, de sempre assumirem de corpo inteiro a missão que nos levou a Angola. O gosto que me deu foi maior por todos nos termos reconhecido.

«E daquela vez, ó Viegas?!!!!...» sorriu-se, de malancrice quase envergonhada, o bom do António, sempre valente e forte, ante cada perigo que nos espreitasse - para nos falar de uma cena no Diamante Negro, fazíamos nós de Polícia Militar em Carmona. Um dia aqui contaremos a história.
Deixem-me agora dizer, só!!!!, que o encontro de hoje foi um hino de companheirismo e de festa. E já com data marcada para 2011!!! E 2012!!!

7 comentários:

Carlos Silva disse...

Gostei de rever tantos cavaleiros,
camaradas/companheiros/amigos
embuídos do mesmo espirito.Embora
sendo da 3ª CCAV/8423 e por convite
do amigo Aurelio,(porque vivo aqui
mesmo ao lado)apareci já no final
(por motivos de saúde da esposa)
ainda a tempo do bolo.Foi bom, gostei,....um grande abraço para
todos.Até sempre/ex-Alf Silva.

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Caro Carlos Silva:

Peço contacto para o c.viegas@mail.telepac.pt.
Abraço.
CV

Tomás disse...

Como foi bonito vermos a familia dos "CAVALEIROS DO NORTE" crescer. Colegas que já não viamos à mais de 36 anos. E diz o Cruz: é pá e já lá vão 36 anos não posso acreditar... como o tempo passa. Mas estamos "quase" todos aquí. Alguns jamais voltamos a ver outros pelo contrário continuam os mesmos de sempre. O Gaiteiro, o Domingos "estufador", o Celestino e tantos outros. Espero que para o ano não falte o Calçada, por exemplo, assim como o Machado "beduino" o ex-alferes Alegria, o Dias "vago-mestre" tantos outros. Para o Ribeiro, o Aurélio, o Vicente PARABENS pois tudo decorreu muito bem. O local era muito lindo mas com gente assim qualquer local é bom para dar um abraço. Até para o ano, e felicidades para o Monteiro e o seu colega (?) bom trabalho, sempre... Para o Carlos Silva acho que é sempre bem vindo pois um "CAVALEIRO" 8423 tem sempre entrada garantida e sem conotações de A ou B ou C, é sempre um "CAVALEIRO DO NORTE", digo eu.

Anónimo disse...

A festa foi boa, pá... assim se escrevia há um ano, pelos vistos voltou a ser...

Anónimo disse...

A festa foi boa, pá... assim se escrevia há um ano, pelos vistos voltou a ser...

Carlos Silva disse...

Boa tarde Viegas

Parabéns pelo Blog, do qual só à pouco tempo tive conhecimento.
Já tentei por diversas vezes enviar
os meus contactos por mail mas vem
recusado.
Os Cavaleiros do BCAV 8423 todos os
anos realizam convivios por Companhia e no dia 05/06/2010 em
Coruche no Restaurante "O Farnel",
é a vez da 3ª CCAV/8423(organizado
pelo camarada Manuel José Friezas).
Está mesmo em cima do acontecimento
mas se puderes põe no Blog.
Os meus contactos;-Telem 918352364
fixo/fax 236631077(morada - Casal
dos Henriques - Carraminheira 2240-
209 - Bêco - Ferreira do Zêzere).
Um grande abraço
Carlos Almeida da Silva

Unknown disse...

Estive presente e gostei de encontrar amigos de longa data ,votos para k daki a 50 anos possamos voltar a encontrar-nos,um abraço.

Albino Ferreira

CCS/8423