domingo, 16 de maio de 2010

Confrontos em Carmona e louvor do alferes miliciano Meneses

As ruas de Carmona eram vulgarmente palco de confrontos entre elementos da FNLA
e do MPLA. O edifício azul era a sede do Futebol Clube do Uíge

Os dias de Maio de 1975 foram tensos, em Carmona. Já tinham sido os de Março e Abril. A 13 de Abril, uma manifestação não autorizada resultou em confrontos entre elementos do MPLA e da FNLA, valendo a intervenção rápida das forças armadas portuguesas.
O comando da força era do alferes miliciano Meneses, que pôs cobro às acções de fogo, com metralhadoras ligeiras, com que os militantes africanos incendiaram a cidade. «Actuou de forma rápida, decidida e enérgica, não deixando dúvidas quanto à determinação do pequeno núcleo de tropas que comandava», como se lê no louvor que, por isso, lhe foi atribuído pelo comando do BCAV. 8423.
A manifestação não fôra autorizada - era muito vulgar acontecerem pequenos ajuntamentos avulsos, que incendiavam o ambiente e perigavam a segurança - e o uso de armas de fogo punha em causa não só a segurança dos intervenientes, como da população e das próprias forças armadas. Normalmente, aconteciam na via pública, avulsamente.
O louvor ao alferes miliciano Meneses sublinha ainda que «conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto» e o facto de «ainda, de imediato, ter feito abortar a manifestação».
Foi com estes homens de coragem, sem temer perigos, que os Cavaleiros do Norte impuseram a ordem na cidade, assim se «poupando» muitas vidas!
- MENESES. Manuel Meneses Alves, alferes miliciano da 2ª. Companhia do BCAV. 8423. Transferido em Fevereiro de 1975, do BCAÇ. 4519/73, que esteve em Cabinda (?). Reside em Leiria.

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o alf. Meneses a ter pertencido ao BCaç 4519/73, seria da 2ªCompanhia, sediada no Tchivovo - Cabinda

FANTASMA DO MAYOMBE disse...

Um luxo """""""". !!,".