Valdemar e Pagaimo (em cima) e alferes Leite, comandante
do Pelotão de Morteiros 4281
O Pelotão de Morteiros 4281 foi nosso companheiro da jornada quitexana e chegou a Luanda a 17 de Abril de 1974 - hoje se fazem 37 anos! Era comandado pelo alferes Leite, açoreano que agora faz a vida pelos Estados Unidos. Com os furriéis Pires e Costa. O inimitável Costa! O pelotão «acampou» uma semana no Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda, antes de galgar os 320 quilíometros que, em estrada de asfalto, os levou até ao Quitexe - onde encontraram o Batalhão de Cavalaria 4211 como anfitrião. E anfitrião seria do Batalhão de Cavalaria 8423, que o rendeu a 6 de Junho do mesmo ano de 1974.
O Pelotão de Morteiros acamaradou com os Cavaleiros do Norte na guarnição do Quitexe - onde partilhou espaços, dividiu serviços e multiplicou companheirismo. Abandonou a vila a 20 de Dezembro de 1974, indo para Carmona - onde cumpriu comissão até Março seguinte, qundo partiu para Luanda e se voltou a instalar no Grafanil, antes de regressar a Lisboa.
Registe-se o favor, agradabilíssimo, de o Pelotão de Morteiros 4281 tão ter registado quaisquer feridos ou mortos na sua campanhaha angolana.
E AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário