segunda-feira, 25 de abril de 2011

A madrugada do 25 de Abril na 1ª. CCAV. 8423

A 1ª. Companhia, no 25 de Abril de 1974, num destacamento do Campo Militar de Santa Margarida.Da esquerda para a direita e à frente, o radiotelegrafista (?), alferes Santos, furriéis Queirós e  Rodrigues com elementos do 1º. Pelotão da 1ª CCAV.

A noite de 24 para 25 de Abril tocou ao Rodrigues de Famalicão estar de sargento dia no Destacamento do RC4, onde se instalava o BCAV. 8423, a fazer vésperas de embarcar para Angola.
A caserna era gigantesca, mas só para soldados e cabos, já que os restantes graduados continuavam no RC4 e só permaneciam ali durante a noite, por escala de serviço. Foi o caso do furriel Rodrigues, que aqui vem recordar essa noite, na primeira pessoa:
Não preciso as horas, mas relativamente cedo, tinha-me deitado na cama da casa da guarda, envolvi-me nos cobertores e tentei dormir, depois verificar que estava tudo em ordem. Não passou muito tempo e tenho o cabo da guarda a acordar-me e a dizer que estava ali o Comandante.
«Vai chatear o car…. », gritei-lhe eu, pensando que o cabo, por estar sozinho, queria era companhia, para não adormecer e passar o tempo.
Tinha acabado de blasfemar desta maneira e tenho à porta da casa da guarda o Comandante Almeida e Brito que me disse: «Vê se tens calma, vai à caserna e manda formar toda a companhia, com o devido armamento, imediatamente...».
Agora, imaginem ir acordar toda a 1ª. Companhia do Batalhão 8423. Quando cheguei à caserna, ouvi o que eu tinha dito ao cabo multiplicado por não sei quantas vezes. Ouvi muitas e das boas e ninguém se mexia. O comandante, estranhando a demora, deslocou-se à caserna e aí, sim, o pessoal tremeu todo e o meu trabalho ficou facilitado.
Entretanto, os restantes graduados começaram a chegar ao destacamento e a organizar os respectivos pelotões. Depois de variadas situações, como equiparmo-nos com todo o material e armamento, distribuição de munições e uma série de manobras militares, alguma confusão no comando e incerteza nas ordens dadas, assim passámos a noite e só pelas 6 horas da manhã, soubemos exactamente o que estava em marcha.
Ver AQUI.

Sem comentários: