terça-feira, 12 de abril de 2011

Andarilhanças e afectos familiares por Nova Lisboa...


A 12 de Abril de 1975 já eu andarilhava por Nova Lisboa (foto), com o Cruz - instalados no familiar Hotel Bimbe, da prima Cecília e do Rafael. Voarámos num avião da TAAG e lá chegámos em menos da duas horas.
Eu já fizera a viagem para a Gabela (em Setembro e em trânsito para o Huambo), em boleia num Toyota de amigo do Albano Resende e já não estava pelos ajustes de uma viagem de mais de 500 quilómetros, num machimbombo da EVA. Lá fomos de avião.
Ao meu jeito, não me fiz anunciar e como na altura usava barba crescida (por lá posta abaixo, em barbeiro perto do Ruacaná), não me conheceu o Rafael, quando chegámos de táxi, e fez-nos anunciar como dois clientes, para a «madame» Cecília.
Olha que dois clientes!!!
O projecto era, e foi, por lá veranear uma semana e depois, de comboio, seguir para Benguela - onde o Cruz tinha família. E assim foi.
Nova Lisboa era a segunda maior cidade angolana e para ela chegou Norton de Matos a projectar a capital de Portugal. Era uma cidade cosmopolita, bem desenhada, desenvolvida, bonita, atraente, cheia de vida e de amigos meus. Por lá faziam pela vida, além de Cecília e Rafael (com os quatro filhos e minha madrinha Isolina,a avó materna da casa), também os primos (de meu pai) Manuel, Aníbal e José (Mau), dois dos três filhos do tio Joaquim Viegas (Sérgio e Ivone), os conterrâneos Orlando e Paula (com os filhos) e os pais desta (Figueiredo e Leontina). Também Zulmira e o marido (Miranda), com os filhos Óscar e Nelson. Uma filha de Manuel Costa e outra de Óscar Matos. Não os cheguei a visitar a todos. Não deu tempo!
O Bimbe já fora de Armando Reis, outro conterrâneo. E por lá fazia pela vida  muita outra gente de terras de Águeda!
Foram gratificantes os dias de Nova Lisboa, no embalo do afecto e conforto familiares e de amigos. Dias de conhecer um mundo que ia muito para além do que sabia ou imaginava um miúdo, como eu, que ia de uma aldeia como a minha. As duas vezes que estive em Nova Lisboa davam para muitas histórias. Com saltadas a Silva Porto (onde morava a prima Ondina), à Caala, ao Alto Hama. Nova Lisboa era um  mundo, em grande!
- EVA. Empresa de Viação de Angola.
- MACHIMBOMBO. Autocarro, em Angola.

Sem comentários: