sábado, 30 de abril de 2011

Fim de férias e novidades em Carmona...

Furriéis Cruz e Viegas, no separador ajardinado da avenida do Quitexe. Atrás, vê-se o alferes Ribeiro e o bar dos praças. O coberto, serviu de espaço para as aulas regimentais

A 30 de Abril da 1975, uma quarta-feira, acabou-se a nossa boa vida - minha e do Cruz. Foi o útimo dia de férias e voámos de Luanda para Carmona no avião do fim da manhã, com tempo útil de chegada para almoço. Inevitavelmente, no Escape, restaurante da Rua do Comércio, que era poiso habitual da tropa. Por lá já estava o Neto e pusemos a conversa em dia:
1 - A 1ª. Companhia (do capitão Castro Dias), a de Zalala, tinha mudado para o Songo, com um destacamento em Cachalonde. Tinha transitado, a 21 de Novembro de 1974, de Zalala para Vista Alegre e Ponte do Dange, duas povoações da estrada do café, a de Carmona a Luanda. Delas saíram a 24 de Abril.
2 - A 2ª. Companhia (do capitão José Manuel Cruz), a de Aldeia Viçosa, saiu a 26 de Abril e foi instalar-se em Carmona. 
3 - O alferes Meneses, a 13 de Abril, detivera elementos do MPLA e da FNLA que se tinham envolvido em tiroteio na cidade. Tal acto, corajoso, valeu-lhe um louvor.
4 - As eleições tinham decorrido normalmente, sem muita gente (militar) a votar.
5 - A rotação feita no BCAV. 8423 deveria ser a última, até ao terminar da comissão.
E sabia-se quando íamos embora?
Pois, nada se sabia.
Sabia-se, e a voz era do Neto, é que haviam momentos tensos na cidade, se mantinham as diferença da sociedade civil para com os militares; que os militantes da FNLA e do MPLA, e agora já também alguns da UNITA, não se entendiam - nem à lei da bala.  Que eles mesmos não entendiam muito bem o papel das Forças Armadas Portuguesas. Que a situação de calma era... fictícia.
Portanto, para quem chegava de férias, um bom enredo para os filmes das próximas semanas!
- MENESES. Manuel Meneses Alves, alferes miliciano de cavalaria. Transitou do Batalhão de Caçadores 4519/73, que concluíra a comisssão em Cabinda, onde esteve em rendição individual. Chegou à 2ª. CCAV. 8423 em Fevereiro de 1975. Empresário, em Leiria. Ver AQUI.

Sem comentários: