quarta-feira, 6 de abril de 2011

Férias em Luanda e a vida a andar no batalhão...


A 6 de Abril de 1975, foliava eu com o Cruz pelas noites e cios de Luanda, em abertura de férias bem vivas e vividas, quando por lá se registavam incidentes repetidos, entre os movimentos emancipalistas que, armados, se instalavam na cidade.
A ressaca chegou a Carmona e, como se lê no Livro da Unidade, deram «origem a que houvessem conflitos diversos» - e até acções de fogo, entre militantes armados da FNLA e o MPLA.
A este dia, há 36 anos - todos nós muito mais novos e menos carunchosos - foi o comandante Almeida e Brito de visita a Vista Alegre, onde se guarnecia a 1ª. CCAV. do capitão Castro Dias.
Almeida e Brito regressara dias antes à liderança do BCAV. 8423 (a 4 de Abril) depois de, interinamente, ter comandado a Zona Militar Norte (ZMN) e fez-se acompanhar dos capitães José Diogo Themudo (2º. comandante) e José Paulo Falcão (oficial adjunto, o de operações).
O intuito, não era surpreendente: preparar a remodelação do dispositivo militar dos Cavaleiros do Norte - que, ao tempo, já agrupava outras Companhias. Por exemplo, a CCAÇ. 4741. E outras.
Por Luanda, entre as mariscadas do Amazonas e da Portugália, uns saltos ao bacalhau do Vilela e bons almoços e jantares no Mutamba, Pólo Norte (foto) ou Paris Versailles, entre outros, a dupla de furriéis que fôra de Carmona, folgava em férias e a saciar apetites. E não faltaram cortesias dos amigos e conterrâneos que moravam na capital! A guerra urbana não matava a folia das férias, ou os calores das noites africanas.

Sem comentários: