sexta-feira, 22 de abril de 2011

Problemas no Uíge e troca de prisioneiros no Úcua

Entrada de Úcua, actual (em cima) e mapa com esta vila
e algumas das localidades em que esteve o BCAV. 9423 


A 22 de Abril de 1975, vadiava eu com o Cruz pelas praias do Lobito - e arredores!!! - e pelo norte cafeícola e aguerrilhado, os companheiros Cavaleiros do Norte viam-se «em palpos de aranha» com os comportamentos dos independentistas da FNLA e MPLA, e esporadicamente os da UNITA, que teimavam em não se entender e por lá nadavam às turras e aos tiros, sem quererem, ou a não entenderem o papel das NT.
A esse dia, e cito o Livro da Unidade, realizou-se uma reunião a nível mais elevado, com elementos do Gabinete Militar Misto, «na procura de obter para o Uíge a tal calma aparente e o entendimento entre todos os movimentos». Não sei o que nela se passou, mas a verdade é que - e volto as citar o Livro da Undade - tal reunião originou «um patrulhamento ao Úcua, com vista a fazer-se uma troca de prisioneiros»  que, sem êxito, já havia sido tentada na véspera. Não me lembro, nem consegui agora apurar, de que prisioneiros se tratava. Muito provavelmente, seria elementos dos movimentos.
A sul, com o mês de Abril a finar-se e as férias já a encurtarem as mangas (os dias...), lá andámos (o Cruz e eu) a amorenar-nos pela restinga do Lobito e pela Baía Farta e a dar uns saltinhos à Catumbela, à Baía Farta e Cubal - mimados de gentilezas pela família dele.
O sul angolano era um paraíso!
- CRUZ. António José Dias Cruz, furriel miliciano rádio-montador. Natural de Cardigos e residente em Lisboa.
- NT. Nossas Tropas.
- SBELL. Sociedade de Bebidas Espirituosas do Lobito, Lda. Fábrica de whisky e outras bebidas alcoólicas.

Sem comentários: