quinta-feira, 7 de abril de 2011

Zalala, a mais rude escola de guerra !!!


ZALALA. Entrada do aquartelamento, pela altura da entrada da 1ª. CCAV. 8423, a 7 Junho de 1974. «Fomos recebidos por uma mensagem de boas vindas, escrita no muro da entrada», conta o (furriel) Rodrigues.
E o que se lia na mensagem? Pois bem, lia-se isto: «Zalala - a mais rude escola de guerra».
A mensagem já há muitos anos lá estava escrita e muitos receios e constrangimentos terá criado a muitos dos que por lá jornadearam em missão militar. «O que me lembro, desse dia de chegada, depois de pela primeira vez termos passado pela picada do Quitexe a Zalala e de contarmos as cruzes das pessoas mortas no seu percurso, de termos tido o nosso primeiro contacto com aquela famosa Baixa do Mungage, foi de olharmos com frieza para a mensagem», agora nos disse o Rodrigues, espraiando a memória pelas «quantas histórias que posteriormente se passaran na picada».
Naquele 7 de Junho de 1974, dia de chegada a Zalala, "maçaricos" e sem qualquer experiência, os homens da 1ª. CCAV. 8423 ficaram apreensivos com tal recepção. «Apreensivos e a imaginar um futuro pouco promissor naquela terra do ninguém», conta o Rodrigues.
Pouco tempo mais tarde, o capitão Castro Dias mandou apagar a inscrição e pintar um cravo vermelho, à entrada do aquartelamento (como se vê na foto) e em todas as viaturas, tentando desse modo «retirar» o ar sinistro que Zalala transmitia. «Assim levantou o moral de quem lá teria de ficar em cumprimento das suas missões e por tempo indeterminado», sublinhou (o furriel) Américo Rodrigues.
 

Sem comentários: