sexta-feira, 15 de abril de 2011

Alguma malta dos furriéis da Companhia de Zalala



Pinto, Velez e Rodrigues (furriéis), 1º. sargento Panasco e  (furriéis) Queirós, Vitor Costa (em pé), Aldeagas e Nascimento (sentados)


ZALALA, Bar dos Sargentos, tempo de alaguma folia nos meados de guerras.
O Pinto foi meu companheiro em Lamego, depois em Santa Margarida e Angola, eu na CCS, ele na 1ª. Companhia. Um bom camarada, sempre pronto a participar nas horas difíceis e de perigo, ou num convívio no bar, sempre da mesma forma. O Rodrigues fala-nos aqui destes Cavaleiros de zalala.
- VELEZ: Chegou mais tarde à 1ª. Companhia, cheias de ideias e autoridade. Ficou no quarto do Pinto - que tratou de o «adaptar» ao ambiente zalaliano. Deu-lhe a volta e reparem no que o transformou: um bom camarada como o ele (o Pinto, tipo pirata) mas sempre com respeito com os mais velhos.
- RODRIGUES:  É evidente que eu não sabia tocar viola, mas naquela Zalala toda a gente tocava e, em cada reabastecimento, os  furriéis sabiam que tinham que trazer cordas para a viola. Um dia, morreu (a viola) numa briga, neste bar e na cabeça de furriel. Nunca mais foram precisas as cordas e nunca mais tivemos viola na Companhia.
- PANASCO: 1º. Sargento Alexandre Panasco. Fomos muito impertinentes com ele. A diferença de idade era muita e não sabíamos o que era ter filhos e, por isso, não reconhecíamos os seus sentimentos. Mas sempre o tratámos com o maior respeito. Hoje, percebemos bem o seu ar ausente e de sofrimento, por estar afastado da família.
- QUEIRÓS: O homem da cantina e de Braga, meu camarada de quarto.
- COSTA: Foi um professor, em Zalala, à noite e na cantina, para os soldados poderem fazer a 4ª. classe, porque eram muitos que não tinham essas habilitações.
- ALDEAGAS: Forcado de touros alentejanos, um potencial de força física e bom camarada.
- NASCIMENTO: Vago-mestre, o «sempre complicado» a fazer contas ao "rancho". Quase nos matou com a ementa persistente de arroz de tomate e carapau pôdre.


- PINTO: Manuel Moreira Pinto, furriel-miliciano de Operações Especiais (Ranger´s). Natural de Penafiel e residente em Paredes, onde é empresário do sector automóvel. Ver AQUI.
- VELEZ. Vitor Manuel da Conceição Gregório Velez, furriel miliciano atirador de cavalaria, empresário em Lisboa. Ver
AQUI
- RODRIGUES. Furriel miliciano atirador de cavalaria, natural e residente em Famalicão.
- PANASCO. Alexandre Joaquim Fialho Panasco. 1º. sargento de cavalaria, responsável pela secretaria da 1ª. CCAV. 8423.
- QUEIRÓS. Furriel miliciano atirador de cavalaria, natural e residente em Braga, aposentado. Ver AQUI.
- COSTA. Vitor Moreira Gomes da Costa, furriel miliciano atirador de cavalaria, natural e residente em Lisboa.
- ALDEAGAS. João Matias Mota Aldeagas, furriel miliciano atirador de cavalaria, residente em Estremoz.
- NASCIMENTO. José António Moreira do Nascimento, furriel miliciano de alimentação.

Sem comentários: