segunda-feira, 11 de abril de 2011

O companheirismo solidário da guarnição de Zalala


ZALALA ficava para lá de alguns mistérios e perigos, à distância da saudade e do companheirismo que se levedava entre os Cavaleiros do Norte. Era assim a vida de um militar. A de todos os militares,  de todas as guarnições.
A solidão da Zalala era «combatida», no dia-a-dia, pela solidária camaradagem que o capitão Castro Dias por lá semeava e empolgava. Ele, professor e futuro sindicalista, que era homem de lutas e de combates, um miliciano militar que assumia na alma as dores e os sacrifícios dos seus homens - que eram filhos de tantas mães e gente de tantos génios.
A camaradagem fomentava-se por Zalala e a foto do (furriel) Rodrigues vem aqui recordar alguns dos elementos do 1º. Pelotão (ou Grupo de Combate) da 1ª. Companhia, do qual ele fazia parte e que operava segundo as ordens e instruções transmitidas pelo comando, nas mais variadas missões.
Nomes?...
«Ó pá, eu gostaria imenso de os recordar, mas olho-lhe a cara e conheço-lha, mas tá quieto quanto a nomes. Só com uma consulta minuciosa a alguns parcos registos que possuo, isso seria possível», disse-me o Rodrigues, através destas modernidades que são os correios elctrónicos de hoje.
O rosto de alguns, não lhe escapa: «O furriel Louro, o enfermeiro, o radiotelegrafista, o Bigodes, o Bolinhas, o Barbeiro, o 1º. Cabo Maria, que era natural de Angola», recorda o Rodrigues,  todos considerando «bons e corajosos camaradas».
«Mando-lhes um forte e grande abraço.Para todos, para todos...», diz o Rodrigues, furriel de Zalala.
Hoje, mas há 36 anos, o comandante Almeida e Brito visitou a CCAÇ. 4741 - estacionada no Negage. Preparava-se nova rotação de tropas, na província do Uíge e eu, em Luanda, preparava malas para viajar até Nova Lisboa. 

3 comentários:

João Dias disse...

O Soldado de TRMS INFª é o Almeida - José António Gomes de Almeida, vive(?) em Sesimbra(de pé ao meio com a cabeça descoberta) e trata-se de um infiltrado, porque ele, em regra alinhava no 4º grupo. O outro também sem o barrete, ao centro da imagem parece-me ser o Sol. CAR Fião -Altino Gomes Fião, de Ovar.
Já agora, melhor recordado, e sem por em causa a bondade do meu grande amigo Rodrigues, pergunto-lhe se este pessoal não era do 4º Pelotão, o do Alferes Santos. É que o Louro, o Bigodes, o Bolinhas e o Barbeiro pertenciam a este grupo, e estão na 1ª fila.
Um abraço para todos

Anónimo disse...

um grande abraço Dias. Obrigado por me recordares o nome do ALMEIDA o TRMS,do primeiro pelotão. De resto não existe nenhum infiltrado. É toda a gente do 1º pelotão do Alferes Santos. Deves estar a fazer confusão, esta gente Louro, Bigodes,Bolinhas,Barbeiro e restantes, são todos do 1º pelotão camaradas com que eu vivi e por isso nunca poderei esquecer. Puxa a culatra atrás liga as tuas comunicações e vais ver que a razão está do meu lado. Um FORTE ABRAÇO, DIAS -Rodrigues

Anónimo disse...

Obrigado Dias pelo teu telefonema. Este Viegas consegue estas proezas,estabelecer contactos que ninguém imaginaria após tantos anos entre os camaradas da mesma companhia
1 abraço Dias. Rodrigues