terça-feira, 3 de agosto de 2010

O primeiro dia de Luanda!...

Aeroporto de Carmona. Aqui embarcámos a 3 de Agosto de 1975. Para Luanda.

O primeiro domingo de Agosto, em 1975, foi domingo e o de partida da CCS do BCAV. 8423 para Luanda. Em duas levas, de um DC6 e de dois Noratlas.
Chegou a haver algum receio de uma qualquer acção da FNLA, mas nada se passou e o aeroporto estava, digamos, blindado. Uma hora depois, estávamos na base aérea de Luanda e, desta, galgámos a estrada de Catete, rumo ao Campo Militar do Grafanil - onde nos fomos instalar no aquartelamento do Batalhão de Intendência - já desactivado e em muito más condições. Pelo caminho e «ao vivo», vimos o chamado «poder popular»: grupos de crianças e pré-adolescentes armados com Kalashinikov´s.
Surpresa, surpresa foi a forma desconfiada, até hostil, com que fomos olhados por parte da guarnição militar do Grafanil. «Fascistas, colonialistas, tropa imperialista...», foram alguns dos mimos com que nos receberam. E que não entendíamos. Pior ainda quando na gigantesca messe de sargentos, na Avenida dos Combatentes, nos olharam com desconfiança e desprezo. «Ai são vocês o batalhão do Cavaleiro Branco?!!!...», escarnecia parte dos comensais da messe, em ar de gozo e mal-dizer. Demorámos a perceber tamanha hostilidade: éramos o último batalhão que, em Angola, tinha formação militar pré-25 de Abril. Logo, éramos fascistas! E contra-revolucionários!!! Pior: tínhamos, sem, saber, cometido a «proeza» de impedir represálias e ajustes de contas que se faziam sobre a comunidade civil europeia - os colonos!!! Um grupo convidou-nos a aderirmos aos SUV - organização que desconhecíamos. Não ligámos e ainda hoje acho que fizemos bem. Almoçámos já bem tarde e fomos à nossa vida! Em Carmona, ultimava-se a saída da coluna militar terrestre para Luanda.
- CAVALEIRO BRANCO. Como era conhecido o comandante Almeida e Brito. A expressão era usada como escárnio e desrespeito.
- SUV. Sigla de Soldados Unidos Vencerão, organização constituída em Agosto de 1975 pelo Partido Revolucionário do Proletariado (PRP). Os SUV foram grupos de militares que actuavam no interior dos quartéis com vista a promover a auto-organização política dos militares. Ver AQUI.



Sem comentários: