terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dever cumprido!

Entrada principal do Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda,
antes de Viana e na estrada de Catete


Os bravos Cavaleiros do Norte, chegados de Carmona por via terrestre, tiveram um curso período de repouso, nas instalações do Batalhão de Intendência do Grafanil - minimamente «higienizadas» pela CCS que chegara dias antes. Foi tempo de alguns «avisos» sobre como sobreviver em Luanda, reagir às provocações e às emoções.
A cidade ciactrizava as consequências dos combates que levaram ao MPLA a expulsar a FNLA e a UNITA e o ambiente era muito hostil à tropa. Mais ainda ao BCAV. 8423 que, por ser de formação pré-25 de Abril, era apontado como colonialista e, pior que isso, contra-revolucionário. Pelos próprios militares portugueses, que nos apontavam dedos e  acusações que nós não entendíamos. Chegaram a acontecer algumas confrontações, felizmente sem consequências especiais.
O batalhão ficou a cumprir missões de unidade de reserva da Região Militar de Angola e teve esporádicas intervenções na cidade. Nomeadamente, num grave incidente no Bairro do Saneamento - onde viviam vários membros do Governo Provisório de Angola - ali valendo a uma companhia de intervenção recém-chegada de Lisboa, muito revolucionária e ainda mais mal preparada, que se viu «emboscada» entre dois fogos. 
A necessidade de responder aos compromissos tomados com os movimentos de libertação, quando aos efectivos militares a estacionar em Angola, reduziu as comissões militares para 15 meses - o que nos antecipava a partida, para Setembro (como veio a acontecer).
«Sem pretender fazer doutrina sobre factos passados, mas ainda bem presentes, julga-se que bastará sentir-se que se parte com a consciência de haver cumprido o dever que nos solicitaram e que nem sempre foi fácil de cumprir», considerou, então, o comandante Almeida e Brito.
E havia a certeza dessa consciência? «Julga-se que sim», considerou o tenente-coronel que liderou os Cavaleiros do Norte, demasiadamente modesto na sua opinião, tendo em conta a odisseia que se tinha acabado de viver e que, pela frente, ainda tinha dias muito incertos. 

Sem comentários: