domingo, 6 de junho de 2010

Saudades nossas da jornada de África...

Morais, Pires (Montijo) e Cruz, furriéis do Quitexe e Carmona (1974/75)

Há 35/36 anos, quando jornadeei pelo Quitexe e por Carmona, depois por Luanda, não havia pedra no rim que m´incomodasse. Houve agora, em Ferreira do Zêzere. A 27 e 28 de Maio, dias de véspera do festim dos cavaleiros, tive de me sujeitar aos bons cuidados do Hospital de Águeda. E parti com o Neto, com o medo entalado na garganta: o de me ir abaixo. Lá m´aguentei.
A sorte era que o meu papel por lá, se limitado já era - por razão da eficiente organização do Ribeiro, do Aurélio e do Vicente... - mais ficou, mesmo com os cuidados tidos com o power-point que mostrou cerca da meio milhar de fotos da nossa jornada de África.
Coube-me a leitura das três mensagens, aqui mostradas em dias anteriores, e cuidei-me bem de «avisar» amazonas e cavaleiros, quanto à minha provável emoção na leitura. Nem sei como m´aguentei, até porque, segundos antes, o desgraçado do pedregulho «emboscara-me» a resistência física. Filho da mãe!!!... Mas como um verdadeiro «ranger», não me deixei ir abaixo.
E foi bonito, e emotivo!, ver e sentir como cada palavra lida foi ouvida com o silêncio a apertar os corações e o sentimento a levedar na alma! Coisas de rapazes da tropa, que só eles entendem bem!
Queria aqui dizer - com o gosto e a emoção de quem se reencontrou uma vez mais com tantos rapazes que deram o seu melhor, para que Angola fosse melhor... - dizer do gosto muito particular de ter «reachado» quatro «pelrec´s», quatro companheiros de tantas e tantas horas, as boas e as más das terras d´África: os dois Ferreira´s (Carlos e Albino), o Florêncio e o António.
E, fora do PELREC, o sempre inesquecível Pires do Montijo! O Morais e o Cruz! O Mosteias, o Monteiro, furriéis do meu dia-a-dia. O tenente (capitão) Luz, os alferes Ribeiro e Cruz, os cabos e soldados da nossa família militar. Todos!!! Quantas histórias se lembraram naquele dia da Estalagem do Lago!!! E o dr. Capela, ao tempo titular da missão do Quitexe! Todos, todos, todos!!! Até a pedra do rim «desinflamou» aos bocadinhos.

1 comentário:

C. Silva disse...

Viegas, os rangers são assim e aguentam-se e tu aguenta o blogue que os matas saudades e faz lembrar um tempo muito especial das nossas vidas... abraço para todos...