domingo, 27 de junho de 2010

A primeira grande operação militar dos Cavaleiros do Norte

Um «Ranger» pronto para uma operação militar: lenço verde a proteger a boca do pó das picadas e trilhos (em cima), a G3 pronta a disparar, com bala na câmara (ao meio, à direita), cinco cartucheiras de 20 munições (à esquerda) e granadas defensivas/ofensivas (à direita, em baixo)  


A 20 de Junho de 1974 - já lá vão 36 anos!!!... - realizou-se a primeira grande operação militar em que interveio o Batalhão de Cavalaria 8423. A Operação Castiço DIG, dividida em quatro fases e que só viria a concluída em Julho.
Mobilizou muitos meios humanos: todas as subunidades do BCAV. 8423, a 41ª. Companhia de Comandos e os Flechas de Carmona. «Não se viu grande compensação do esforço desenvolvido pelas NT pois que, salvo uma emboscada sem consequências, no Tabi, só teve por reacção IN a materialização de tiros de aviso», refere o Livro da Unidade.
Menos afortunado foi um soldado da 41ª. Companhia de Comandos, pois foi accionada uma mina AP na Central do Negage e um soldado sofreu a amputação de um pé - o que levou a 41ª. a abandonar a operação, ao fim de 18 horas, quando seria de oito dias a duração da Castiço DIG.
«Outros resultados não teve esta operação, que nao fossem o conhecimento da zona de acção, um primeiro contacto com a mata e um conhecimento das reacções humanas», historia o Livro da Unidade.

Sem comentários: