quarta-feira, 9 de junho de 2010

A missão de bem!...

Avenida principal do Quitexe. A casa da esquerda era a do Comando do BCAV.8423. Foto de Cesar


ACÁCIO LUZ
Texto

A nossa «missão de bem», em terras do Uíge e para que fique claro, deve ser entendida num contexto militar e não no civil ou político, como é óbvio.
Tal expressão foi por mim parafraseada nas palavras que dirigi aos Cavaleiros do Norte em Ferreira do Zêzere, a 29 de Maio de 2010.
Assim, devo repeti-las, textualmente: “Fomos numa missão de bem, como disse o nosso querido amigo alferes José Alberto Alegria, que hoje não está aqui presente”. Só que o alferes Alegria escreveu no blogue “causa de bem”, mas penso que tudo está muito próximo.
De facto, nunca ninguém nos disse que nós íamos para Angola (neste caso, para o Quitexe) para “matar ou esfolar”, mas, antes, enquadrados militarmente, com vista a manter a segurança das populações nativas e até, quando possível, promover o seu desenvolvimento e outros afins.
Claro que estivemos colocados em situações de risco e de uma vida, por vezes muito dura, que rondava o sacrifício de muitas coisas. Pelo resultado da missão, bom ou menos bom, não somos responsáveis.
Intuito político, todos sabemos que existia mas, enquanto militares, colocámos acima de tudo os valores do serviço, da honra, da camaradagem, da lealdade e de tantas outras virtudes, próprias da vida militar e que muito dignificam a pessoa humana.
Finalmente, a satisfação do dever cumprido.
É neste contexto que se cimentam amizades e, neste caso, bem patenteadas não só nos encontros/convívios dos Cavaleiros do Norte, mas também porque frutificaram com bons amigos que se fizeram.
ACÁCIO LUZ
- LUZ. Acácio Carreira da Luz, tenente do SGE no Quitexe e Carmona. Agora, capitão aposentado, reside na Marinha Grande. A foto é da época.

1 comentário:

C. Silva disse...

o sr. tenente Luz axo que era o único oficial de quem a gente gostava, fora os milicianos... deve estar com uma idade bonita...