sábado, 26 de junho de 2010

O apoio aos fazendeiros do café...


Mercado de café em Carmona e alferes Garcia e Cruz na
Fazenda Vamba (1974). Atrás, vêem-se montes de café. para secar
A orientação do BCAV. 8423, assim substituiu no terreno o BCAÇ. 4211 - o antecessor da zona de acção do comando do Quitexe - foi principalmente orientada sobre os vários aquartelamentos do IN, localizados nas chamadas Centrais do Mungage, Negage, Aldeia, Tabi, Quiculungo e  Nova Caipemba. Talvez outras, também.
O batalhão tinha as companhias sediadas no Quitexe (CCS), Zalala (1ª.), Aldeia Viçosa (2ª.) e Santa Isabel (3ª.). E Destacamentos em Ponte do Dange, Vista Alegre e Luísa Maria. «Adidas» à força militar do BCAV. 8423 estiveram (por tempo que não conseguimos datar) as Companhias de Caçadores 209 e 5145, para além do Pelotão de Morteiros 4281 - instalado no Quitexe, de onde saiu para Carmona entre finais de Dezembro de 1974 e 4 de Janeiro de 1975.  E quatro Grupos Especiais (GE) - o 208, o 217, o 222 e o 223.
A acção foi orientada para os aquartelamentos IN, como era óbvio, mas uma outra tarefa não menos relevante foi, desde sempre, o apoio aos fazendeiros e à cobertura das actividades económicas da região - que, pelo mês de Junho de 1974 fora, se empenhava na apanha do café. O ouro da província do Uíge. O seu petróleo, se quisermos.
Os Cavaleiros do Norte fizeram milhares e milhares de quilómetros a proteger colunas civis - que das fazendas iam a Carmona, para vender as suas produções.  
A foto de baixo mostra uma das deslocações a uma fazenda. Neste caso à da Vamba, com os alferes Garcia (atiradores) e Cruz (mecânico).

Sem comentários: