Alferes Garcia e capitães Falcão e Themudo, no BC12, em Carmona (1975)
O 2º. comandante do BCAV. 8423 não esteve
no Encontro de Ferreira do Zêzere, mas
mandou uma mensagem, lida pelo (furriel) Viegas:
Caros Cavaleiros
do BCAV. 8423:
Passados que foram 35 anos, é reconfortante voltar a encontrar-me convosco "em espírito". Só quem viveu momentos como os que nós vivemos naquelas paragens distantes, compreende a alegria, a satisfação e a emoção que sentimos quando, cada ano que passa, nos juntamos, agora já com filhos e netos, para recordar o passado. Tenho pena de não estar hoje físicamente convosco. Outro almoço do meu primeiro Batalhão, também de Angola, de 1970/72, já havia marcado o almoço de 2010 no mesmo dia. Mas agora que já nos encontrámos, não mais nos perderemos de vista. Espero estar convosco quando marcarem outro convívio. do BCAV. 8423:
Apesar de já não vos ver desde 1975, penso e falo muitas vezes aos meus amigos de todos vós. Conto-lhes como cheguei a Carmona, em Fevereiro de 1975, para desempenhar as funções de 2º. Comandante, embora fosse ainda Capitão, e como vivi alguns dos momentos mais complicados da minha carreira militar.
Os Movimentos e as guerras entre eles deram-nos água pela barba.
Tudo acabou.
Foi uma época.
Todos nós nos entregámos da melhor forma que sabíamos e podíamos às nossas missões e tarefas. Ainda hoje penso, muitas vezes, se valeu a pena o esforço, o sacrifício e as dificuldades por que passámos. Terá sido a melhor solução? Teria havido outra solução naquela altura? Não sei. Não podemos voltar atrás.
Hoje, dia 12 de Maio, dia em que vos escrevo estas linhas, o Papa visita Portugal e deixou-nos palavras de Esperança. Pediu que fosse respeitada a diferença. Pediu também que fossemos alegres. É, portanto, com palavras de Saudade, Alegria e Esperança que desejo a todos os Militares Cavaleiros do BCav. 8423 e às suas famílias, as maiores felicidades.
Bom almoço.
Um grande abraço para todos.
José Diogo Themudo
Coronel de Cavalaria Reformado
Sem comentários:
Enviar um comentário