sábado, 19 de junho de 2010

A evacuação de crianças e refugiados para Luanda

Refugiados na parada do BC12, com o Emanuel Miranda dos Santos


Não posso afirmar ao certo o dia em que foi feita a evacuação de todos os civis do BC12, mas creio que terá sido no dia 14 de Junho. Sei, isso sim, que foi num sábado que tudo aconteceu.
Homens, mulheres e crianças foram evacuados em coluna militar até ao aeroporto de Carmona, onde embarcaram no "barriga de ginguba",  o famoso Nord`atlas. Mais de 100 pessoas encheram por completo o aparelho, no primeiro voo, o que era normal acontecer - ultrapassando a sua lotação.
Depois!... bem, foi arregaçar as mangas e toda a gente colaborou, sem excepção, a fazer uma das maiores faxinas que eu já vi na minha vida. Lembro que, nessa manhã, esgotámos a água e eu fui com o Mendes (electricista), do parque-auto e do "Casal Ventoso", até às bombas de água - que ficavam fora do BC12 - de G3 nas mãos, não fosse o diabo tecê-las, para fazer quase o impossível.
Uma correia de transmissão, tipo automóvel, tinha rebentado. Já naquele tempo havia "Mac Gyver`s" e assim, o homem do Casal Ventoso usou o que tinha à mão: sacou de um cinto que trazia e, ali mesmo, fez a emenda com um cordel, do tipo fio do norte. Durou pouco mas serviu para o "desenrasque".
De todos os refugiados de guerra os que mais davam pena eram, sem dúvida, as crianças. O Emanuel dos Santos (foto) era muito sensível com a sua fome e carências.
RODOLFO TOMÁS

1 comentário:

C. Silva disse...

Foi bonito o k a tropa fez...