quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os dias da rádio em Carmona


Lá por Abril ou Maio de 1975, no fim de um serviço de reforço, estava eu a aproveitar o silêncio da casa da guarda para dormir mais um pouco, quando alguém entrou e perguntou: »Quem é este gajo que está aqui a dormir?«
Claro que fingi não estar a ouvir."É pá, acorda... Ah, és tu!? Ainda bem, está aqui á porta uma pessoa que te quer falar», disse quem me chamava.
Mas quem será que me iria procurar no BC12?. Bom, chamava-se Júlio (?), era director da Rádio Clube do Uíge (RCU) e lamentou-se que naquela manhã não tinha tido a habitual emissão de rádio, pois o emissor tinha "pifado".
A rádio era muito importante para todos nós, pois, não tínhamos mais nada quase nada. Nessa altura a rádio trabalhava das 7 às 10, das12 às 14 e das 17 ás 24. Foi nessa ocasião que tive o prazer de trabalhar num emissor de rádio oficial e, logo a seguir, nos estúdios da mesma estação, prestando assistência técnica a quase tudo respeitante à emissão de um programa de rádio (daquele tempo, hoje é bem diferente).
Creio não estar errado, mas nesse tempo quem fazia um programa, era o Medeiros (cripto), já falecido, e o ex-alferes Ribeiro ou o Garcia (também já falecido). Desculpem as minhas incertezas, mas 36 anos é muito tempo.
No fim do mês de Maio (agora, sim, tenho a certeza) decorreram neste edifício os ensaios para um espectáculo, que nunca chegou a acontecer - o do aniversário do nosso BCAV. 8423. Faríamos o aniversário no dia 1 de Junho de 1975, data aceite por unanimidade (?!) para celebrarmos. Mas já se sabe o que aconteceu messe dia.
Para mim, a RCU que se vê na foto e todo o espaço interior e exterior é muito marcante. O Cinema Moreno ficava mesmo em frente.
RODOLFO TOMÁS

2 comentários:

C. Silva disse...

ai estavas a dormir em vez de estares de serviço? Acho que era alferes Garcia que tinha o programa de rádio...

Deus disse...

O Medeiros, que Deus o tenha em paz por muitos anos sem a nossa companhia, era um rapaz a puchar para o snob. Eu, durante algum tempo que trabalhei lado a lado com ele, lembro-me de lhe houvir dizer que fazia sonaplastia num programa qualquer de rádio...

Manuel Deus
3ª CCav