terça-feira, 22 de junho de 2010

O furriel «infante» num batalhão de cavalaria...

Furriéis Viegas e Neto no jardim da vila do Quitexe (1974)


Almocei hoje com o Neto e, inevitavelmente, veio a tropa à baila!! O Quitexe, Carmona, Angola..., as  mil e uma histórias que nos fazem deuses de nós mesmos, enfabulando um tempo maior das nossas vidas.  «Conta lá no blogue aquela das armas...». sugeriu ele.
Os tempos eram os primeiros do Quitexe e estava o Neto de serviço, «passeando-se» de pistola no coldre e braçadeira verde, a mostrar autoridade e ordem. E não era dos que facilitassem, embora sempre contemporizasse com algum pequeno ou grande abuso - daqueles pecadilhos que sempre se cometem nas guarnições.
«Ó nosso furriel, de que especialidade é?!», perguntou-lhe o comandante Almeida Brito, que de supetão lhe apareceu, sei lá se desconfiado da arma que lhe via na boina castanha. E que era de infantaria, num batalhão de cavalaria.
«Não tenho especialidade, meu comandante!!..», respondeu-lhe o Neto, batendo continência, aprumado e seguro.
«Ora essa, não tem especialidade!! Então, como assim?!», ter-se-á interrogado Almeida e Brito. E desconfiou-se, como que a pensar se «este gajo não está a gozar comigo!».
«Qual é a especialidade, nosso furriel!!!?...», interrogou de novo o comandante, já meio afinado com o, digo eu, o «soberbo garbo» do jovem furriel. E logo ele, o comandante, que não era nada dado a brincadeiras e desrespeitos. E desrespeito era o que lhe parecia a atitude persistente do Neto, a merecer-lhe já talhada pesada do RDM.
«Não tenho especialidade, meu comandante!!!...», reinsistiu o Neto.
- «Não tens?!!!...», reperguntou o oficial, surpreendido com tal afirmativa e certamente a julgar menos bem da capacidade intelectual do furriel.
«Não tenho especialidade, tenho um curso de operações especiais, sou dos ranger's...», lhe respondeu o Neto, a  explicar a sua arma militar.
O comandante Almeida e Brito, que não era para brincadeiras, bateu o pingalim na bota e virou-lhe as costas. Ficara a perceber porque a boina do Neto não era de cavalaria. Como estava um infante no reino dos cavaleiros!

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo VIEGAS.Foi mesmo como tu contaste,ele ficou a saber que tinha gente de peito.Neto

C. Silva disse...

O comandante era um homem rigoroso e muitas vezes inflexível mas todos o respeitávamos muito...