terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O bacalhau do Vilela num encontro de ribeirenses



O Katekero (foto), no Largo Serpa Pinto, era o meu pouso habitual - sempre que me deslocava a Luanda, ora por qualquer razão de serviço, ora de férias ou nalgum desenfianço de ocasião.
Lá me ia buscar o Albano, sempre que a sua vida de comercial na imensa metrópole luandina lhe permitia proporcionar-me alguma passeata turística - a visitar algum lugar mais especial, ir à ilha ou ao Mussulo; a algum restaurante mais especial. Num destes dias de Janeiro de 1975, fomos à zona mais alta - onde ele descobrira outro conterrâneo nosso e familiar dele, o Neca - que meses antes eu localizara no Úcua, ao balcão de um snack-bar.
Assim foi e, para a noite, foi decidido ir ao Viela - um famoso restaurante da estrada da Cuca, área onde viviam  duas famílias ribeirenses - o Mário (e a Benedita) e o José Martinho (e Emília). Este, fôra um dos primeiros combatentes do Quitexe e dele ouvi relatos da bravura que, nos dramáticos meses de 1961, provocou e sentiu martírios e dores que a memória não esquece, mas não quer lembrar. Era, ao tempo, agente da PSP em Luanda.
Jantar no Vilela, assim e com a nossa gente, como se estivéssemos ali no adro, no fim da missa, a perguntar por cada um das nossas famílias e a sentir os cheiros e os sabores da nossa terra de Ois da Ribeira, foi um luxo emotivo muito especial. Até mete saudades!
Ver AQUI.
E AQUI.

1 comentário:

FURRIEL DIAS disse...

Olá camarada de armas,não sei se é de certeza o Furriel Viegas que me deu Instrução militar em Tavira no CISMI,quando eu fiz o meu curso de Sargento miliciano,o qu tenho a certeza é que uns dos presentes numa foto é o meu colega de trabalho na Ripal,onde eu era o chefe da Secção de Pessoal e era conhecido por Adolfo, e o tal militar é o Delfim Serra Chapeiro,um abraço para todos e em especial para ele.
Ex Furriel Mil.Dias
C.Caç.4153 Nancatari Mueda