sábado, 8 de janeiro de 2011

O talhão militar do cemitério do Quitexe

Funeral do furriel Pinto e do soldado Malheiro, do
BART. 786, em Abril de 1966, no cemitério do Quitexe 


O cemitério do Quitexe tinha o chamado Talhão Militar - onde foram sepultados elementos das forças armadas portuguesas que, pelo Uíge, faleceram em combate ou por acidente.
Lá fui algumas vezes, olhando as placas com os seus nomes, procurando (sem encontrar) algum que fosse da região de Águeda.
Quantas emoções se sentiram, quantas interrogações nos  constrangiam, quantas dúvidas nos assaltavam nesses momentos de reflexão!!
Estranhamente, ou talvez não, os momentos passados no cemitério (como na igreja de Santa Maria do Quitexe)m  davam-nos uma enorme tranquilidade espiritual - - diria até que mais força emocional e física..- - para enfrentarmos a dureza e incertezas da nossa comissão militar.
Há dias, aqui falei dos militares do Batalhão de Artilharia 786. Com foto de José Lapa. Hoje, também de José Lapa, aqui trazemos a foto dos funerais de dois militares mortos em acidente de viação, na estrada Quitexe-Aldeia Viçosa no mês de Abril de 1966: o furriel miliciano Luís Joaquim Pereira Pinto, de Torre de Moncorvo, e o soldado Alfredo Rebelo Amorim Malheiro, de Vila Nova de Cerveira, ambos da CART. 785 e falecidos a 24 de Abril de 1966.
- LAPA. José António Ferreira Lapa, 1º. cabo escriturário da CCS do BART 786. Comerciante reformado, natural de Santa Marinha e residente em Vilar de Andorinho (V. N. de Gaia).

Sem comentários: