quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Incidentes em Aldeia Viçosa, entre FNLA e MPLA

Vista aérea de Aldeia Viçosa. Aquartelamento militar na parte superior


A 26 de Janeiro de 1975, aconteceu em Aldeia Viçosa o que se esperava. E não esperava. Atritos entre a FNLA e o MPLA levaram à necessária e pronta intervenção das Forças Armadas Portuguesas, para sanar o que se tornava inevitável: os confrontos para além das palavras.
Já por aqui se disse que as actividades de politização organizadas pelos dois  movimentos/partidos eram vistas com alguma desconfiança pela tropa. Não que se metessem connosco, não, não era o caso. Mas porque não se entendiam entre eles e, por isso, se levedavam azedumes e confrontos nada pacíficos.
O mais grave, terá sido a 26 de Janeiro (ontem fez 35 anos), quando MPLA e FNLA, imaginem!, pretenderam fazer um comício conjunto. Só que, afinal, não conseguiram entendimento e ia havendo mosquitos por cordas. O Matos e o Letras, ambos furriéis da 2ª. CCAV. (a de Aldeia Viçosa) e que consultei sobre esta data, não me refrescaram a memória destes incidentes - lembrando-se vagamente de tal ter acontecido. 
O Livro da Unidade, que agora cito, fala que a situação «deu origem à intervenção das NT, em situação apaziguadora, que se conseguiu». 
Ver AQUI

Sem comentários: