quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A morte do furriel Capitão e os dias 5 de Janeiro de 1974, 1975 e 2010



A 5 de Janeiro de 2010, vítima de doença, faleceu Luís Ribeiro Capitão (foto), que, como furriel miliciano atirador de cavalaria, serviu Portugal, integrando a 3ª. Companhia do Batalhão de Cavalaria 8423.
O furriel Capitão - ironia honomática que brincalhava o apelido com o posto militar e se aprestava a vários trocadilhos... - era um bom companheiro e dele recordo a serenidade do comportamento e a graça de uma boa piada, quase sempre contada a corar de vergonha, tal era a simplicidade e humildsade deste nosso companheiro e amigo.
Fez a vida como maquinista da CP e, depois do nosso regresso de Setembro de 1975, com ele privei apenas  duas ou três vezes - sempre ele se  desmultiplicando em simpatia e cortesia.
Morreu faz hoje precisamente um ano. Até um dia, Capitão! Tu, que eras um homem e um militar, um furriel bom e generoso!
Outros acontecimentos deste dia:
- 1974: Chegada a Santa Margarida e ao Regimento de Cavalaria nº. 4 (RC4) de militares (praças) que iriam formar o Batalhão de Cavalaria 8423. A chegada vinha a processar-se desde o dia 2 (4ª. feira) e continuou até ao dia 7 (2º. feira) - quando se deu o primeiro encontro formal de oficiais, sargentos e praças.
- 1975: Visita do comandante Almeida e Brito à 1ª. Companhia, em Vista Alegre. Era comandada pelo capitão Castro Dias.
- CAPITÃO. Luís Ribeiro Capitão, furriel miliciano atirador de cavalaria, de Vila Nova de Ourém.

Sem comentários: