sábado, 1 de janeiro de 2011

Dia de Ano Novo de 1975 no Quitexe

Dia de Ano Novo de 1975. Em cima e da esquerda para a direita, furriéis Bento, Rocha, Viegas, Flora, Lopes (CCS), Capitão (já falecido) e Ribeiro. Em baixo, Carvalho, Belo, Lopes (3ª. CCAV.) e Reina. Em baixo, 1º. cabo Buraquinho. Ao fundo, o bar e messe da sargentos. Casa mais à direita: messe de oficiais (parcial). Clicar nas imagens, para as ampliar  




O Buraquinho telefonou-me em noite de Natal, consoando saudações num momento em que, aqui por casa, já tinham ido os manjares do mar e do curral e se aprontavam já as guloseimas feitas em forno e forma. Que ia (ele) consoar e não podia deixar de me ligar. Ligou.
Ligou e consoámos em largos minutos de conversa, consoadinha de saudades do Quitexe - conversa que depois ficou tema da minha noite familiar.
O Buraquinho é uma verdadeira resma de estórias - algumas já por aqui contadas. A mais relevante teve a ver com a minha participação disciplinar de um incidente de que fomos protagonistas no varandim que se vê na foto - que era o da entrada do bar e messe de sargentos e onde, indevidamente, o Buraquinho quis entrar à força.
Buraquinho, ponto e vírgula e dois pontos: Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, 1º. Cabo de Análise e Depuração de Águas! Parágrafo.
Pois o Buraquinho, convidado a não se meter em empreitada da qual poderia vir a ficar menos bem, assim não quis e, levedado no entusiasmo por vezes mais deslumbrado da idade (somos do mesmo ano!), resolveu enfrentar a autoridade que representava a braçadeira verde que eu ostentava no braço esquerdo. Isso aconteceu por um domingo à tarde de Outubro de 1974 e o bom que tem é que, 36 anos depois, somos amigos.
Ao dia 1 de Janeiro de 1975, no Quitexe, depois da noite de corrida de S. Silvestre, lá estava eu de serviço - o que não evitou o regarrofe da idade, como bem se vê na foto. Com a malta bem comida e melhor bebida! Ó guerra, para que te queríamos!
Ver AQUI
AQUI.

1 comentário:

Deus disse...

O "Spinola" que não era Fernando mas sim JORGE Custódio Grácio, pertencia à 3ª. companhia. Viria a falecer de acidente de viação em 02.07.75 quando a companhia estava no Quitexe.
M.Deus (3ª. comp.)