quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A (não) vitória do Buraquinho na S. Silvestre do Quitexe....

Estrada principal do Quitexe, por onde passou a S. Silvestre de 1974

Andava eu totalmente varrido de ideia sobre a prova de S. Silvestre do Quitexe e eis que, providenciais, apareceram o Tomás e o Buraquinho a refrescar-me a memória. E como, ao lê-los, estou a ver aquela noite da (não) vitória do Buraquinho.
Eis a divinal narrativa, na primeira pessoa:
«Eu, Alfredo Coelho (Buraquinho), vou contar a história da corrida de S. Silvestre, na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro de 1975, de uma terça para a quarta-feira, às 00,00 horas. A corrida começou na entrada da picada de Zalala até à messe dos oficiais, no Quitexe.
Eu também participei e tinha que fazer das minhas, para ser o vencedor. E, então, o que é que eu fiz? Como os enfermeiros tinham que acompanhar a corrida, na ambulância, combinei com o 1º. cabo enfermeiro Gomes e o soldado maqueiro Moreira (o Penafiel) que quando a corrida começasse, eu isolar-me-ia e entrarria na ambulância, sem que fosse detectado pelo resto dos atletas.
A ambulância vinha à frente, com outras viaturas militares a fazer escolta e a iluminar a estrada até ao Quitexe, porque não havia luz eléctrica. Ao chegar próximo da casa do administrador, onde estavam oficiais e o administrador a ver a corrida, eu então saltei da ambulância e comecei a correr, e quem me via só dizia «força Buraquinho, és o primeiro!!!...».
O problema é que cometi um erro, que foi virar na segunda rua do Quitexe quando deveria virar na terceira, onde ficava o bar do Rocha. Mas cheguei à meta em primeiro lugar e o capitão Oliveira começou logo a bater palmas e a gritar: “É o Buraquinho, é da CCS!...».
Só que tudo ficou em águas de bacalhau, após a chegada do segundo que, naturalmente, denunciou a minha chegada forjada e o capitão Oliveira ficou desanimado por ser um militar da 2ª. companhia e não da CCS, como ele pensava.
Sabem quem foi o 1º. classificado? Foi o Fernando, conhecido por Spínola, que era da 2ª. Companhia de Cavalaria».

O Buraquinho contou, está contado. Ele era assim e agora, ao lê-lo, senti-me voado na ampulheta do tempo e estou a «ouvir» os comentários feitos à pitoresca bravata desportiva do inimitável Buraquinho!!! Só mesmo ele! E a cara zombeteira do Buraquinho, a passear-se no final da (não) corrida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tem este meu mail, a finalidade de formular votos sinceros, para que todos passem esta quadra de festividades, com saúde, paz e amor, na companhia dos respectivos familiares.

Quero ao mesmo tempo,pedir a todos vós ,que cada vez mais divulguem os n/blogs,pois serão eles o legado que deixaremos aos vindouros.

Um abraço e até sempre.



Albano Laranjeira



Visite http://onzima-laranjeira.blogspot.com/

http://antelas-omeulugar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Esta só mesmo do buraquinho...

Anónimo disse...

O Buraquinho tinha de fazer das dele... era diabo da breca!
Vieira