quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A véspera da noite Natal de 1974

Noratlas, avião da Força Aérea Portuguesa. Terá sido num
modelo parecido com este que viajei de Luanda para Carmona, há 35 anos.

Quitexe, 23 de Dezembro de 1974. Estou chegado de um «desenfianço» a Luanda e descontraído - por me saber solidarizado pelos bons amigos que me cobririam a «fuga», assim fosse necessário. Tinha correio de Portugal, muito correio, ora no SPM, ora na caixa postal. Da família e de amigos, tinha diariamente muitos aerogramas e cartas - que devorava rapidamente e a todas respondia.
Era uma segunda-feira e a chegada ao Quitexe aconteceu por volta das 10 horas da noite, voando de Luanda para Carmona num Noratlas da Força Aérea (em boleia combinada) e depois, em viagem de automóvel, para o nosso pouso operacional. Não dormi sem ler notícias de Águeda, no jornal Soberania do Povo - lá chegado nessa tarde e datado das vésperas. Fiquei a saber da morte do engº. Carlos Rodrigues, que fôra professor da minha escola, presidente da Associação de Futebol de Aveiro e, a esse tempo, indigitado para Delegado da Direcção Geral de Desportos. Fôra ele quem, em discurso inflamado e em nome dos aguedenses, recebera Manuel Alegre, a 11 de Maio, quando o poeta regressou do exílio da Argélia. Vi e assiti eu e viram também centenas de aguedenses.
Saboreio a vitória (3-0) do Recreio de Águeda no nacional da 3ª. divisão de futebol, sobre o Febres, e fico a saber que Carlos Fabião, Chefe do Estado Maior do Exército, visitou a Escola Central de Sargentos, em Águeda - onde falou da descolonização.
Avivo memórias e saudades, lendo correio de casa, da família e dos amigos. Minha mãe a lembrar-me o Natal que viveria sozinha!!! Minhas irmãs com os consolos de época! As Sameiros com palavras de conforto e incentivo, a Fernanda, a Fátima, a Zita, a Zézita, o Fernando, o Zé Carlos, o Filipe, o António Augusto, o Manuel Almeida (meu amigo e instruendo em Lamego) ... O Salvador, o Custódio e o Zé Pimenta que jornadeavam a sua tropa por Angola; o meu primo Aldírio, o António Melo e o Dinis, na Guiné! Outros, porventura... Faltava-me o correio da caixa postal, fechada naquela hora de segunda-feira - e onde eu esperava correspondência com algum «calor», mas que só veria na 3ª. feira.
Vou do bar dos sargentos para dormir e passo em frente à secretaria da CCS, onde vou satisfazer a minha curiosidade e confirmar o que "já sabia". Inevitavelmente, lá estava a minha nomeação para 24 de Dezembro de Natal: sargento de dia ao batalhão. Eu sabia!!! Alguém me queria tramar!! Alguém esperava que eu faltasse!!
Às 8 horas da manhã dessa 3ª. feira de véspera natalícia, bem escanhoado, de botas impecavelmente engraxadas e camuflado sem um vinco, apresentei-me ao oficial de dia, garboso e firme, para um serviço de 24 horas.
Consoei o Natal de braçadeira verde no braço!!!

5 comentários:

José Marques Ferreira disse...

Olá, nas vésperas!
Então nestas vésperas ou nos próprios dias, estar de braçadeira no braço até tinha outro "style".
Fazia bem sentir o quanto um tipo é capaz de suportar.
E o quanto é bom, agora, recordar.
Até rima e tudo.

JM Ferreira

Casal disse...

Têm sido muitos os telefonemas do pessoal da minha CCS, em especial nesta altura do Natal! Nunca imaginei que tantos companheiros meus andassem às voltas com o Blog dos Cavaleiros do Norte! Eu sei que, talvez, até o tenha "impingido" a alguns, mas não a tantos! Parece que o pessoal andou a passar palavra e não tarda muito os Cavaleiros correm o risco de serem invadidos pelos Caçadores!
Curiosamente, muitos me perguntam porque razão eu não criei um Blog! Pergunta com que contava, atendendo á ansiedade quase adolescente que muitos demonstravam na amena cavaqueira telefónica! Lá lhes fui explicando o porquê de não o ter criado, mas nunca dando a entender que em tempos "íam levando com ele em cima!" O curioso é que muitos vêm mas recusam-se a comentar! «Ó pá, ver isto dá-me um gôzo do caraças, mas o resto vai-te lixar, isso não»!
Mas sempre vão dizendo que o Viegas tem um Blog "porreiro e que é um espectáculo"! E que vão continuar atentos às histórias, algumas delas já um pouco esquecidas!

Anónimo disse...

Mediante os comentários do amigo Casal, aqui descritos, não há dúvida que os Cavaleiros do Norte são "aquela máquina". Parabens Viegas. Yesss...!

Anónimo disse...

Realmente o site é bom, devia ter mais histórias de outras companhias, é ena... se eu tivesse gente tinha delas boas para contar.
Santos

Anónimo disse...

Concordo com o Casal...
Coelho