quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A noite de consoada do Natal de 1974

Mesas da consoada de Natal no Quitexe, 24 de Dezembro de 1974.
Sou o único de camuflado. Estava de serviço. Em baixo, ao centro,
calvo, o Comandante Almeida e Brito
Noite de Natal de 1974! Consoada no refeitório dos praças do Quitexe e toda gente encalorada do clima e da emoção. Juntas, a CCS e a 3ª. CCAV., dias antes chegada de Santa Isabel. E bacalhau...
O dia correu calmo, quanto aos serviços correntes, embora com alguma nostalgia na alma de muitos de nós. A saudade bem se entendia mais viva e sentida neste dia tão especial, dia de família e de emoções que não se contam. Por lá andava o Papélino, a nossa mascote, a quem perguntei o que era o Natal dele! Foi-me contando natais que ele não vivera, mas sonhara... - de tantas vezes ouvir contar! Fazia de conta.
A noite da consoada foi feliz! Sabia-se que podíamos estar tranquilos na comunhão da mesa natalícia, pois era certo o companheirismo que medrava entre as forças armadas e os movimentos emancipalistas - o ex-IN. E havia, instintivo, o sentimento de que seria a última velada de armas da tropa portuguesa, por terras de Angola! De que nós éramos actores! Via-se alegria e emoção, nos rosto dos soldados, soldados de qualquer patente, sabendo-se construtores de um novo país que estava para nascer.
Falou o comandante Almeida e Brito, chegado de Lisboa nas vésperas. Ouvido em silêncio e emoção. A tropa consoou feliz! Duas centenas e meia de homens, cada qual com uma ementa de saudade no peito, tiveram a sua consoada africana. Em Angola, no Quitexe, faz hoje 35 anos!!!

2 comentários:

Casal disse...

Aos Cavaleiros do Norte:
Votos de Boas Festas
Um abraço

Anónimo disse...

Pelo ambiente e caras de tanto sorrir, a coisa devia estar a correr bem... Natais desses não passei eu por Angola.
Santos