quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Antevéspera da passagem de ano de 1974 para 1975

Noite de passagem de ano de 1974 para 1975. Da esquerda para a direita,
Lopes, Viegas, Ribeiro (com a garrafa na mão), Bento e Flora.
Rocha (à esquerda de Lopes), Carvalho, Grenha Lopes e NN. À frente, de cócoras,Reino. Atrás, ao balcão, Guedes (civil) e 1º. sargento Aires


Dezembro, dia 30 de 1974, véspera da passagem de ano de 1974 para 1975. A ordem de serviço lá me aprontou para sargento de dia ao batalhão na noite dita especial. Era uma inevitabilidade! Esperadíssima.

Tornou-se demasiado previsível a nomeação, numa altura em que o relacionamento entre os pares da classe de sargentos andava esfriada. É desse tempo uma «revolta» dos milicianos, descontentes com alguns tratamentos recebidos e tornou-se famoso o grito de guerra do furriel Machado: «Beduínos!!!...». Um grito de raiva, contra a discriminação a que os milicianos se sentiam sujeitos, com a cumplicidade de alguns iguais.

Acreditam que a maioria dos furriéis se recusaram a comer ao mesmo tempo, na mesma mesa, com alguns comensais da messe de sargentos? Pois foi! E acusados ao capitão Oliveira, lá foi o trio de ferro: Neto, Viegas e Machado. Fazer a defesa da justiça!

A 31 de Dezembro de 1974, lá me apresentei a serviço para a noite de passagem de ano. Não sei porquê, ainda hoje penso que alguém acreditava, ao tempo, que eu iria infringir os regulamentos e faltar ao serviço. Só se eu fosse tolo!

3 comentários:

Anónimo disse...

Tinha de ser, o Viegas... andavas apanhado de ponta, n/ eras bom de aturar... mas tinhas uma coisa porreira, que era defenderes sempre os soldados, bom ano para ti e para a tua família. Bem me lembro numa apresentação que fizeste da companhia na parada do parque-auto e o capitão Oliveira disse ara apresentares "essa merda" e tu lhe respondeste à letra... e quando e viraste para a companhia fora e a rir-se
Hipólito

Anónimo disse...

Essa foi a melhor de toda a comissão, o Viegas era do caraças e ainda estou a ver a cara do alferes Ribeiro que era o ofical de dia.

Francisco Bento disse...

a inda me lembro da bebedeira que o furriel Pires apanhou nessa noite.eu estava de sargento dia e tínhamos de içar a bandeira de manhã!Fomos os dois e aseguir o bom do Pires foi-se deitar e só apareceu uma semana depois!Jurou para nunca mais mas não sei se é verdade!F.Bento Versailles 16-07-2010