sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comissões Locais de Coordenação Civil-Militar do Quitexe

A vila do Quitexe em 2008, numa foto de Ivo Morgado (net)


A expectativa dos militares do BCAV. 8423, por estes dias de Dezembro de 1974, mantinha-se em alta. A chegada da 3ª. CCAV., que operara na zona de acção da Fazenda Santa Isabel, fermentou esperanças. Na verdade, o reposicionamento do dispositivo militar era entendido como um caminho para... Lisboa.

O dobrar de acções dos militares europeus, resultante da passagem a licença registada dos grupos de mesclagem - acções em escoltas, patrulhamentos e «policiamentos»... - não foi causa de qualquer efeito negativo. Por mim, e pelo grupo de furriéis - que muito acaloradamente discutíamos o evoluir da situação, embora sem informações concretas - entendíamos esse esforço como necessário e assumido com serenidade. Até porque, ausentes os grupos mesclados, a verdade é que os entendimentos inter-militares eram muito maiores. E não havia o risco de atritos entre africanos e europeus.

Ao tempo, vivia-se em clima de paz e foram reestruturadas as Comissões de Contra-Subversão, consideradas desnecessárias. Procurava-se agora mais estreitamento das relações entre civis e militares e passaram a chamar-se Comissões Locais de Coordenação Civil-Militar, identificadas pela sigla CLCCM. A do Quitexe teve consequências a partir de 11 de Dezembro de 1974. Faz hoje 35 anos!




3 comentários:

Anónimo disse...

A mina Vista Alegre, é bom recordar os tempos da nossa juventude, passei por este sítio entre 1972 e 1973
Domingos

Anónimo disse...

Gostaria de ter assistido a esta fase do Quitexe (Comissões de Coordenação, etc), mas já tinha passado o atlântico! Por lá ficaram amigos, enfiados no mato e que "aos costumes me diziam...nada!" Alguns nem se aperceberam da mudança!
Casal

Anónimo disse...

Isso das comissões não era só fogo de vistas, cá para mim eram e ninguém me tira isso da cabeça, nós tropas nem sabíamos que isso funcionava, penso eu de que... para as coisas não funcionarem o melhor é formar uma comissão, ainda hoje
é assim...
Luís