terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O outro capitão Oliveira da missão militar em Angola

Aquartelamento do BC12, em Carmona (Uíge), fachada principal vista
do lado da cidade. Foto dos anos 2000 (net)

Ir a Carmona e não conhecer o BC12, era um nosso pecadilho velho, mestiçado do permanente desejo de o visitar. As mais das vezes, quando «fugíamos» para a cidade, ora era para ir ao cinema ou (raramente) ao Comando de Sector.
O aquartelamento ficava fora da malha urbana, na saída para o Songo, e não era curial por lá passar. A passagem do Pelotão de Morteiros 4281 para lá, aguçou o apetite de o conhecer. O que aconteceu em data incerta de Dezembro de 1974.
A visita foi de «médico», mesmo muito breve, com entrada favorecida pela Casa da Guarda e espreitadela à parada, onde um grupo de militares fazia exercícios físicos e decorriam as actividades normais da guarnição. Demos a volta ao refeitório e, à saída, conhecemos um outro capitão Oliveira - que não o comandante da CCS do BCAV. 8423.
Ouvimos falar de Alquerubim e aguçou-se-nos a curiosidade. Alquerubim é freguesia de Albergaria-a-Velha, separada de Águeda pelo Rio Vouga. Aqui de casa a Alquerubim, em linha recta, não são mais de quatro quilómetros. Eramos quase vizinhos...
Claro que, dentro dos limites, meti conversa e vim a saber mais: o (novo) capitão Oliveira, na altura com os seus bons 50 e tal anos, era residente em Alquerubim mas nascido no Sobreiro de Valongo do Vouga - freguesia de Águeda. A boleia que nos levara do Quitexe não podia esperar muito e tivemos de abreviar a conversa, mas ficou o contacto - depois intensificado durante o período que coabitámos no BC12 - a partir de Fevereiro de 1975.
- BC12. Batalhão de Caçadores 12, unidade militar de Carmona (Uíge). A CCS e parte do BCAV. 8423 esteve no aquartelamente entre 2 de Março e 4 de Agosto de 1975, dia da saída para Luanda.

Sem comentários: