segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Oficiais do Comando do Batalhão de Cavalaria 8423

Comandante Almeida e Brito e capitão Falcão em 1995 (Encontro de Águeda)


Vários amigos me têm perguntado se, entre tanta informação, que aqui tem sido debitada sobre o Batalhão de Cavalaria 8423, não seria possível relembrar o nome de oficiais sargentos e praças. Claro que é e já várias vezes isso nos ocorreu. Mas, na verdade, achámos pouco interessante. Até mesmo desinteressante.
Afinal, não é. Isto é: é. É interessante! Disseram-me vários Cavaleiros do Norte. Vamos por partes e hoje apresentamos o Comando do Batalhão, que estava instalado no Quitexe - onde ficava a guarnição da CCS e o Pelotão de Morteiros 4281.
- Comandante: Tenente Coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito. Atingiu a patente de general e faleceu a 20 de Junho de 2003, durante um passeio em Espanha.
- 2º. Comandante: Major de Cavalaria José Luís J. Ornelas Gonçalves. Pouco tempo esteve connosco, desviado para o Comando-Chefe das Forças Armadas em Angola. Foi substituído, em Março de 1975, pelo capitão de Cavalaria José Diogo da Mota e Silva Themudo.
- Oficial Adjunto: Capitão de Cavalaria José Paulo Montenegro Mendonça Falcão. Em 1995, era Tenente-Coronel e residia em Coimbra.
- Oficial de Reabastecimentos: Alferes miliciano José Alberto Alegria Martins de Almeida. Substituiu Gaspar José F. Carmo Reis, julgado incapaz para o serviço militar, e chegou ao Quitexe em Julho de 1974. Licenciado em Economia e Arquitectura e empresário, é natural de Oliveira de Azeméis e reside em Albufeira - dividindo a sua actividade empresarial por Portugal e Marrocos. É Cônsul de Marrocos no Algarve.
- Chefe de Secretaria: Tenente Acácio Carreira da Luz, natural e residente na Marinha Grande. Atingiu a patente de capitão.
- Oficial Médico: Capitão Manuel Soares Cipriano Leal, reside em Fafe. Acabou a comissão em Novembro de 1974.
- Oficial Médico: Alferes miliciano António Honório de Campos. Substituiu Manuel Leal.

Sem comentários: