sábado, 26 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal do Comando da Zona Militar Norte

Comando da Zona Militar Norte e do Sector do Uíge, em Carmona (1974)

A 26 de Dezembro de 1974, o comandante do BCAV. 8423 esteve no Comando da Zona Militar Norte e Comando de Sector do Uíge, em Carmona (foto), retribuindo a mensagem de Natal recebida nas vésperas.
A mensagem referia, por exemplo, que «nesta quadra em que em todo o mundo se deseja PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE, juntemos os nossos esforços para que, em ANGOLA, se consiga essa paz e, indiferentes a ofensas e calúnias, com a consciência tranquila, prossigamos confiantes e serenos até ao fim, para que possamos dizer, com satisfação e orgulho: MISSÃO CUMPRIDA».
Assim era e viria a ser, apesar dos pequenos incidentes que começaram a surgir, depois do «noivado» feliz das primeiras semanas de contactos entre as forças armadas e os membros dos movimentos emancipalistas. Não tanto pelo Quitexe, é bom dizer, mas nalguns outros pontos do território angolano.
A mensagem natalícia referia ainda «a certeza de estarmos a cumprir uma alta missão, ajudando a construir, em paz, um novo país de espressão portuguesa».
Por nós, Cavaleiros do Norte, e vista a situação a 35 anos de distância, temos a certeza de, ao nível das nossas responsabilidades, termos contribuído para uma Angola melhor!

2 comentários:

Tomás disse...

Vou confessar um pecado, mas dos bons. Como eu gostava de comer no Comando do Sector Uíge durante o tempo em que andei no correio. Tenho que reconhecer, e quem conhece e se lembra, que neste quartel não havia o pó em cima dos pratos como era no Quitexe, isto para não falar na confeç0ão das ementas. E este jardim não vos diz nada? Que belos tempos.

Anónimo disse...

Tu gostavas era de andar no bem bom e nós a comer na cantina...
Coelho