quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Vista Alegre na Zona de Acção dos Cavaleiros do Norte

Vista Alegre, entre Aldeia Viçosa e Ponte do Dange, Zona de Acção do BCAV. 8423

Vista Alegre, vila que se seguia(e) a Aldeia Viçosa - depois do Quitexe - na estrada para Luanda, de quem vai de Carmona (Uíge). A saída definitiva da CCAÇ. 4145/72 (para a capital angolana), que começou a processar-se a 21 de Novembro de 1974, levou a que para lá se mudasse a 1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão Castro Dias.
A rotação da Companhia concluiu-se a 25 de Novembro, incluindo do a ocupação do Destacamento da Ponte do Dange. A Fazenda de Zalala ficou para trás na história da ocupação militar portuguesa - conforme estava previsto. Assim como a do Liberato.
Os meios auto do BCAV. 8423 eram reduzidos para as necessidades e, como refere o Livro da Unidade, «a rotação do dispositivo militar começou a ser efectivada à custa de verdadeiros sacrifícios». A concretização destes movimentos era devidamente planificada e implicava a extinção de aquartelamentos. Era feita com a responsabilidade e a alegria de quem se sabia fazer parte da história.

- VISTA ALEGRE. Foto de Ivo Morgado (net)

2 comentários:

Anónimo disse...

A minha Vista Alegre como é bom recordar, passei por estes sítios em 1972 e 1973.

Anónimo disse...

Olá "CAVALEIROS DO NORTE",pertenci à CCAÇ 4145 e passei em Vista Alegre bons e maus momentos em 1972 e 1973.Foi maravilhoso ver esta foto.Um abraço a todos vocês que nos foram render:
Alberto Brandão