terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A última passagem do PELREC pelo Destacamento de Luísa Maria


Instalações do Destacamento Militar da Fazenda Luísa Maria,
em Novembro de 1974

Os tempos de Dezembro de 1974 foram de grandes movimentações no BCAV. 8423, com várias alterações no seu dispositivo militar. Delas iremos falando, por estes dias mais próximos.
Os Cavaleiro do Norte tinham a CCS em Quitexe, mas as companhias operacionais estavam noutros locais: Zalala (1ª. CCAV), Aldeia Viçosa (2ª. CCAV.) e Santa Isabel (3ª. CCAV.). Eram, digamos, as unidades orgânicas do batalhão, que também tinha associadas a Companhia de Caçadores 209, do RI21 (na Fazenda do Liberato), a CCAÇ. 4145 (Vista Alegre), o Pelotão de Morteiros 4281 (Quitexe), para além dos Grupos Especiais. Nalgumas circunstâncias, eram destacados pelotões para outras fazendas da zona de acção, funcionando como destacamentos militares.
A 1 de Dezembro, fomos à fazenda Luísa Maria - onde estava um pelotão da 2ª. CCAV. (Aldeia Viçosa), que de lá viria a sair dias depois. Havia alguma ansiedade da parte dos militares ali estacionados, no fundo distantes da suas unidades-sede, isolados dos centros urbanos mais próximos e sedentos de notícias. E delas queriam saber. O Ramalho, por exemplo, furriel alentejano, era o mais inconformado. A ele se juntava a expectativa conformada mas ansiosa do Brejo, outro furriel alentejano: «Estamos pr´aqui, pá... tamos pr´aqui....!», comentava ele, desolado.
O PELREC já lá tinha estado noutras vezes, com outra gente por lá instalada, mas também num domingo recente de Novembro, ainda fresco neste regresso da última visita - a 1 de Dezembro de 1974. Sussurava-se a saída de lá, mas ninguém confirmava e muito menos sabíamos nós, os furriéis. Nesse domingo, jogámos as cartas e, no regresso, abatemos uam pacaça que perigosamente atacava um civil - que dela fugia a sete pés, pela picada, resguardando-se depois no tronco de uma árvore gigante.
O pelotão da 2ª. CCAV. viria a sair de Luísa Maria a 14 de Dezembro de 1974. A missão de faz hoje 35 anos foi a última passagem de PELREC por lá.
- RI 21. Regimento de Infantaria 1, de Luanda.
- RAMALHO. Rafael António Pimenta Ramalho, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Funcionário público aposentado, reside em S. Bartolomeu (Vila Viçosa).
- BREJO. João António Piteira Brejo, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CAV. 8423. Mora na zona de Setúbal.
Ver mais sobre Luísa Maria, aqui: http://209.85.229.132/search?q=cache:8HdBofFbSPUJ:cavaleirosdonorte.blogspot.com/2009_04_01_archive.html+%C2%ABDestacamento+Militar+da+Fazenda+Luisa+Maria%C2%BB&cd=9&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt

Sem comentários: