sábado, 5 de dezembro de 2009

As delegações da FNLA e MPLA instaladas no Quitexe

Bandeiras da FNLA (vermelha e amarela) e do MPLA (vermelha e preta), casa
de Abílio Guerra Garcia (à esquerda) e secretaria da CCS do BCAV. 8423
(à direita), no Quitexe de 1974




O aceleramento do processo de descolonização levou, entre outras coisas (quase todas, para não dizer todas, obviamente passando à margem do nosso conhecimento), à instalação dos movimentos emancipalistas nas zonas urbanas.
O Quitexe, por esta altura de 1974 e já depois de Carmona, recebeu uma Delegação da FNLA - que ali se instalou. E logo depois uma do MPLA - factos que, à nossa curiosidade, suscitaram grande interesse e expectativa. Afinal, não é todos os dias nas nossas vidas que, embora como actores menores - ou até como somente meros figurantes... - , se participa num acontecimento da envergadura e importância como é o nascimento de uma nova pátria, «parida» de uma luta armada com o país colonizador.
A presença das Delegações, então chamadas de Secretarias, era motivo da nossa curiosidade e naturalmente conversávamos com os seus elementos, depois de galgados alguns constrangimentos. Mas sem um qualquer problema com as forças armadas portuguesas - embora soubessemos de alguns que se passavam por outras localidades da gigantesca Angola.
O Quitexe, que fôra vila-mártir em 1961, amadurecia com serenidade o processo histórico da independência e, visto hoje (35 anos passados), estamos seguros ao dizer que o BCAV. 8423 esteve à altura das suas responsabilidades. Até Setembro de 1975, tempo do nosso regresso!

1 comentário:

quimbanze disse...

Uma correcção: A casa da direita era de João Nogueira Garcia e a da esquerda de Abílio Guerra, alugada ao exército.
João Garcia