quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acidente na estrada de Camabatela, pouco à frente do cemitério


Ao fundo, vê-se o casario do Quitexe e aqui, na foto do cemitério da vila, olha-se um momento de profundo recolhimento da comunidade civil, em honra e memória dos que, quitexanos de natal ou de paixão, civis ou militares, ali estavam em repouso final. 
O campos dos mortos ficava na saída da vila, na estrada (picada) para Camabatela, talvez a um quilómetro da urbe quitexana, ou nem isso. De poucos metros à frente, recordo um acidente de Unimog, saíamos nós num dos primeiros patrulhamentos da comissão que por lá nos levou. Virou-se a viatura, saltei eu e saltaram outros, mas feriu-se o Hipólito e o Dionísio - que eram garbosos soldados do PELREC.
Foi um susto, sentiram-se os suores frios do medo, mas felizmente com poucas mazelas físicas - se bem que o condutor (cuja cara lembro, mas o nome esqueço...) tenha ficado maleitado de um dos braços. A ocasião foi aproveitada, nos dias seguintes, para prelecções sobre as motivações e implicações de segurança em pisos a que não estavam os nossos condutores habituados.
A foto, que nos foi enviada por José Lapa, recorda o cerimonial do dia 1 de Novembro de 1966, no cemitério de Quitexe.
- HIPÓLITO. Augusto de Sousa Hipólito, 1º. cabo de Reconhecimento de Infantaria, do PELREC, natural de Vinhais e residente em França.
- DIONÍSIO. Dionísio Cândido Marques Baptista, soldado atirador do PELREC, residente no Seixal.  

Sem comentários: