segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Incêndio na arrecadação de material do Quitexe

A arrecadação em chamas (em cima) e a inter
venção dos bombeiros no incêndio do Quitexe


A 17 de Janeiro de 1975, hoje se completam 36 anos, deflagou um incêndio na arrecadação de material da CCS, no mesmo edifício que servia de residência dos oficiais do BCAV. 8423. Os prejuízos foram elevados e supõe-se que a origem tenha estado num curto-circuito. Foi um grande susto, mas houve tempo para salvar os pertences dos militares.
O fogo «estourou» ao princípio da noite e o facto de se saber que havia depósito de material de guerra num dos espaços do edifício casusou seríssimas preocupações. Ouvia-se, de resto, o estourar de munições, a rebentar com o calor das labaredas e chegou a supôr-se o pior. As aflições foram muitas.
Acudiu a tropa, como pôde - e pôde muito... - mas faltava a água e a chegada dos bombeiros, com uma bomba manual e com meia-dúzia de litros de água, deu mais para rir que para acreditar no êxito da sua intervenção - o corpo de bombeiros, de resto, não passava de três e, como se vê na foto, até se apresentavam de gravata.
Houve «avultados prejuízos materiais», como se lê no Livro da Unidade, que cita «a maior dedicação da parte do pessoal militar». Mesmo assim, ainda olhando o LU, «não houve possibilidade de evitar a destruição total do imóvel, por falta de meios adequados para apagar o incêndio, inclusivé a própria água». 
Ver AQUI.

Sem comentários: