terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os passeios turístico-militares de Janeiro de 1975



O mês de Janeiro de 1975, já conhecidos os desenvolvimentos da Cimeira do Alvor - que apontavam para a independência de Angola - foram vividos com muita tranquilidade e também expectativa, quanto ao futuro próximo da guarnição.
A instalação da 3ª. CCAV. (a de Santa Isabel) no Quitexe, libertou-nos de parte dos muitos serviços que mesmo assim tínhamos de assegurar, apesar de já terem cessado as operações militares  - os piquetes, as escoltas, os de dia, os de guarda. Por isso, Carmona - e os desafios que a cidade sempre nos provocava e aliciava - passara a ser destino mais comum dos militares que, por uma ou outra razões, seriam financeiramente mais abonados. 
Mais aliciantes, ainda, eram os passeios que passaram a ser organizados pela acção psicológica - nomeadamente aos fins de semana. As Quedas do Duque de Bragança era uma das grandes atracções do tempo e, a partir do Quitexe, para lá se dirigiram verdadeiras excursões em viaturas militares. E a Malange! Ao Cacuso! A Salazar! Cidades próximas e atracções que refrigeravam a alma e davam ego a quem, os militares, por lá missionava em jornada militar com planeamento diferente da razão que lá nos levara.
A imagem, das majestosas Quedas do Duque de Bragança, mostram o Pires, de Bragança, furriel miliciano de transmissões da CCS do BCAV. 8423. Um Cavaleiro do Norte em passeio turístico e de farda vestida. 
Vida boa! 

Sem comentários: